Bombeiros de Botucatu recebem homenagens após se destacarem em ocorrências

Fotos: Acontece Botucatu

bombeiros-comemoracao-2Na noite desta terça-feira, 05 de julho, o Corpo de Bombeiros de Botucatu realizou uma cerimônia no Arete Eventos para condecorar os profissionais que se destacaram no exercício do dever nos últimos 12 meses. O evento faz parte da programação do Dia do Bombeiro, comemorado no último sábado, dia 02.

Foram entregues condecorações à três Bombeiros por ocorrências que foram destaque na área no 12º Grupamento. A outorga do mérito Militar virou uma tradição entre os militares no Estado de São Paulo, sendo realizada desde a década de 70.

A entrega da honraria significa o reconhecimento pelo trabalho prestado junto à comunidade. Também foram entregues medalhas para civis como “Amigos dos Bombeiros”. Parentes, amigos e colegas de trabalho prestigiaram a cerimônia.

“Todo ano realizamos essa solenidade e entregamos medalhas para os Bombeiros que se destacaram no período anterior. Tenho certeza que essa medalha traz um reconhecimento pela bravura daqueles que se destacaram”, explicou ao Acontece Botucatu o Capitão Winckler, comandante do Corpo de Bombeiros de Botucatu.

Foram três medalhas para o Corpo de Bombeiros de Botucatu, sendo elas para os seguintes integrantes:

Cabo Carreira – Resgate de alto risco

bombeiros-comemoracao-14No dia 18 de janeiro de 2016, um homem estava na Cachoeira da Pavuna entre os municípios de São Manuel e Botucatu, quando caiu em uma ribanceira. O resgate era extremamente delicado, pois exigiria técnicas de salvamento em altura.

O socorro foi feito a mais de 10 metros de altura. Carreira conseguiu imobilizar a vítima e a colocou em uma maca/cesto, fazendo posteriormente o transporte por aproximadamente 2 quilômetros. O feito correu os quarteis no estado de São Paulo, colocando em evidência o Corpo de Bombeiros de Botucatu.

Cabo Lino e Soldado Wesley – Bravura voluntária

bombeiros-comemoracao-17No dia 13 de janeiro, os militares estiveram na cidade de Lençóis Paulista. Após fortes temporais, boa parte de cidade ficou submersa e com a elevação do rio Lençóis, centenas pessoas ficaram em situação extrema de risco. Neste dia os militares lotados em Botucatu prestaram socorro às vítimas daquele município.

Foram mais de 116 pessoas salvas pela embarcação dos Bombeiros, além de animais e pertencentes das famílias que foram resgatados pelos homens do Corpo de Bombeiros.  A ação dos Bombeiros Cabo Lino e Soldado Wesley ainda auxiliou mais de 130 pessoas em situação de emergência naquela cidade. Um detalhe enriquece ainda mais a ação dos bravos Bombeiros de Botucatu: eles estavam trabalhando de forma voluntária em Lençóis Paulista.

bombeiros-comemoracao-15Presente na cerimônia, o Comandante do 12º Grupamento de Bauru, Coronel Rogério Gago, discursou sobre a importância dessa honraria aos Bombeiros. Ele destacou o voluntariado dos militares.

“Muito bom estar aqui hoje e ver o Bombeiro comemorar o seu dia. São escalas prolongadas, mas o Bombeiro tem uma vocação para o voluntariado, que mais é um sacerdócio do que qualquer outra coisa. E tudo isso é feito sem se importar com o que ele ganha. Pelo 13º ano consecutivo o Corpo de Bombeiro foi eleito como a instituição de maior confiabilidade em todo o Brasil. E tudo graças ao empenho de cada um no cumprimento do dever”, colocou o Coronel.

Amigo dos Bombeiros

bombeiros-comemoracao-25Esse ano a condecoração foi estendida à dois civis que de alguma forma contribuíram com a instituição. A medalha denominada “Amigo dos Bombeiros” foi entregue ao senhor Luis Alberto Masquetto, que trabalha no quartel de Botucatu dando suporte aos Bombeiros e Priscila Masquetto Vieira de Almeida, coordenadora do SAMU na região de Botucatu.

“É uma honra em nome dos profissionais do SAMU receber essa medalha. O trabalho integrado tem seus desafios e não são poucos, mas é gratificante. O Capitão Winckler sempre batalhou pela instalação do SAMU em Botucatu, por isso tivemos desde o início essa facilidade em atuar junto com os Bombeiros”, disse ao Acontece Botucatu Priscila Masquetto ao comentar o trabalho integrado entre SAMU e Corpo de Bombeiros de Botucatu, algo que nem sempre ocorre em outros municípios do estado.