Bombeiros combatem incêndio no Recanto Azul e Califórnia; ação impediu que chamas atingissem fábrica de fogos de artifício

 

incendio recanto azulEquipes do Corpo de Bombeiros e Prefeitura Municipal, através de caminhões da Secretária de Obras, trabalharam na tarde desta terça-feira, 12, combatendo focos de incêndio nos bairros Recanto Azul e Nova Califórnia. As ações foram feitas por duas equipes distintas que se dividiram nas ocorrências.

A situação mais grave foi registrada no Recanto Azul, onde o incêndio sem controle se aproximava perigosamente de um imóvel que fabrica fogos de artifício. No Califórnia a situação também era preocupante, pois a área atingida é de grandes proporções.

“Recebemos diversos chamados nesta terça-feira, infelizmente não temos estrutura para atender tudo, por isso priorizamos os casos mais greves. Na medida em que as viaturas foram controlando os focos, outros locais eram atendidos”, disse ao Acontece Botucatu o Capitão Winckler, comandante dos Bombeiros em Botucatu.

Além de Recanto Azul (duas ocorrências) e Califórnia, o Corpo de Bombeiros atuou nesta terça, 12, combatendo queimadas nos bairros Vila Antártica, Santa Maria, Santa Eliza, entre outros. Na grande parte os locais apresentavam mato alto.

Fogo proposital

Recanto Azul é alvo constante de incêndios criminosos
Recanto Azul é alvo constante de incêndios criminosos

Segundo o Capitão Winckler, a média de atendimentos diários passa de 100 em Botucatu. E o mais preocupante, é que as ações são ocasionadas pela ação humana.

“Com certeza o fogo não é espontâneo, ele advém da ação humana. Por isso nós pedimos para a população não colocar fogo em mato para limpar terrenos. A ação do fogo é rápida, ele se propaga facilmente, podendo atingir residências e causar até tragédias”, explica.

Segundo dados do Corpo de Bombeiros, a média de ocorrências registradas pelo telefone 193 em Botucatu passa das 100 ligações ao dia. Em 2015 a cidade figurou no topo do ranking do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) quando o assunto foi focos de incêndio.

 

Brigada Municipal irá ajudar Bombeiros no combate
Brigada Municipal irá ajudar Bombeiros no combate

Bombeiro Municipal deverá ajudar no combate

Ainda esta semana será aberto um processo licitatório para contratação de uma Brigada Municipal de Bombeiros. A contratação será feita com recursos do Fumabom (Fundo Municipal de Manutenção do Corpo de Bombeiros de Botucatu).

“Esses brigadistas irão nos ajudar no combate a incêndio na vegetação principalmente. Estamos em uma época de estiagem e com o grande número de ocorrência por dia, podemos colocar esses profissionais para o apoio”, completou o Capitão Winckler.