Bloqueios orientam motoristas sobre inspeção veicular

Nesta quarta-feira (13), os alunos do projeto “Patrulha da Paz”, da Guarda Civil Municipal (GCM), realizaram bloqueios educativos com o objetivo de convidar os motoristas de Botucatu a participarem da inspeção veicular gratuita que acontecerá neste sábado (16), das 9 ? s 17 horas no largo da Catedral Metropolitana.

A atividade faz parte da Campanha “Botucatu Ar Mais Puro” uma das ações do programa Municipal “Eco Botucatu”. A atividade é uma parceira entre Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria de Transporte, que visa conscientizar a população sobre a importância da qualidade do ar.

Os bloqueios foram realizados em dois pontos da Cidade. O primeiro, no período da manhã, no largo da Catedral Metropolitana, e na parte da tarde na Praça Coronel Moura (Paratodos), em frente ? Base Integrada da GCM.
Orientadas pelos guardas, as crianças paravam os veículos e faziam a entrega de panfletos explicativos sobre a campanha. Nesta quinta-feira (14), os bloqueios seguem novamente com distribuição de materiais no largo da Catedral, das 9 horas ? s 10h30, e no período da tarde, das 14 horas ? s 15h30, no Paratodos.

Segundo Juliana De Lucca, chefe da divisão de gestão de educação ambiental, as inspeções veiculares periódicas se tornam importantes ações preventivas e corretivas, pois nelas são realizadas medições do nível de emissão de poluentes como monóxido de carbono e hidrocarbonetos.

“Esses poluentes são considerados os maiores vilões para a qualidade do ar, colaborando com o aumento do efeito estufa e afetando diretamente nossa saúde. A poluição do ar causa doenças como asma e bronquite, e pode diminuir em até dois anos o tempo de vida de uma pessoa”, argumenta.
Podem passar pela inspeção todos os veículos movidos a álcool e gasolina. De acordo com Rodrigo Fumis, fiscal de tráfego e transporte, na primeira vez que foi realizada a campanha aproximadamente 500 veículos foram inspecionados e neste ano a expectativa é repetir este número. “Todas as conduções aprovadas receberão um selo e todos os participantes serão contemplados com um folder explicativo da campanha”, comenta.

{n}Outros serviços{/n}

Os motoristas que levarem seus respectivos carros para a inspeção veicular neste sábado também poderão usufruir de outros serviços como: aferição da pressão arterial, testes de glicemia, avaliação física, medição de índice de massa corporal e feira de doação de animais.

No local também estará a disposição da população o Sebrae Móvel, onde os agentes do escritório regional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio ? s Micro e Pequenas Empresa) irão orientar e informar pessoas interessadas em abrir sua própria empresa e o empresário que busca a melhoria dos seus negócios e capacitação em gestão.

A inspeção veicular conta ainda com os seguintes parceiros: Abad (Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético), APA (Associação Protetora dos Animais), Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subsecção de Botucatu, Guarda Civil Municipal (GCM), Corpo de Bombeiros, Editora Fama, Escola Nacional de Seguros (Funenseg), Defesa Civil, Sebrae, Subsecretaria de Turismo e as Polícias Civil, Militar e Rodoviária.