Autoridades civis e militares inauguram base da PM em Rubião Júnior

Na tarde desta segunda-feira várias autoridades civis e militares do Município de Botucatu, marcaram presença nas solenidades da reinauguração da Base da Polícia Militar (PM) do Distrito de Rubião Júnior instalada em uma das saídas do câmpus da Unesp. A Base passou por melhorias com apoio da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), que destinou R$ 60 mil para as obras de infra-estrutura. O espaço disponível dobrou de tamanho e o Grupo Administrativo do Campus (GAC) ficou responsável pelo mobiliário da base, que custou R$ 3 mil.

Entre as autoridades presentes estiveram o prefeito João Cury Neto; o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I) de Botucatu, tenente coronel Cesar Francisco Toma; o delegado seccional de polícia Antônio Soares da Costa Neto; o presidente da Câmara Municipal, vereador Reinado Mendonça Moreira, entre outros.

Foi construído um alojamento para ser utilizado tanto pelos policiais que estiverem de plantão como por oficiais da corporação. A nova estrutura também conta com cobertura para quatro viaturas e ainda um estacionamento privativo para os veículos dos militares. A base ganhou outras duas salas, para reuniões e treinamentos.

O local será usado por policiais que realizam patrulhas em Rubião Júnior e Unesp, mas também por aqueles que atuam em toda a região oeste de Botucatu. Servirá como uma divisão da PM, onde os soldados contam com acomodações para higiene pessoal e descanso. Poderá ser usado por qualquer pessoa para o registro de ocorrências, reclamações e outros atendimentos.

O comandante do 12º BPM tenente coronel Cesar Francisco Toma enfatizou que o apoio da FMB foi fundamental na reforma da Base de Rubião Júnior, já que a estrutura servirá de apoio para uma grande região do município e também para o campus da Unesp.

“A Base vai ter um tenente destacado para cuidar especificamente da região, além de efetivo e viaturas. A melhorias foram feitas, através da FMB, exatamente da forma como necessitávamos”, garante. “Já recebemos vários elogios da população de Rubião por conta da reforma na Base”, acrescenta o comandante.

O capitão Maurício José Raimundo, Relações Públicas e porta voz da Corporação, ressaltou que pelo fato de o campus da Unesp receber um fluxo grande de pessoas vindas de outras cidades há uma preocupação maior com a segurança. “Isso sem contar a intensa movimentação de alunos, professores e funcionários que circulam diariamente pelo campus”, salienta o oficial.

Para viabilizar a Base o capitão Maurício Raimundo; o tenente coronel César Francisco Toma; o major Jorge Duarte Miguel, subcomandante do 12º Batalhão e o major Marcelo Amaral, coordenador operacional, se reuniram no último dia 22 de março, no GAC, com os diretores da Faculdade de Medicina, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Faculdade de Ciências Agronômicas e Instituto de Biociências. Durante o encontro foi reforçada a importância da parceria entre a universidade e a PM.

Fotos: Flávio Fogueral