Ambiental flagra pesca ilegal de tilápias no Rio Tietê

Foram 100 kg de peixes exóticos (tilápias) eviscerados e sem cabeça e um veículo VW Kombi que acabaram sendo apreendidos nesta terça-feira (10) pelo 2º Pelotão de Policia Militar Ambiental de Botucatu, com os policiais Viotto, Rojas e Galvão, durante mais uma operação Piracema, realizada no município de Anhembi, ? s margens da represa Barra Bonita, no Rio Tietê.

Pelo local, a patrulha avistou o veiculo sendo que no seu interior foi constatado um total de 100 quilos de peixes da espécie tilápia já eviscerados e sem cabeça. Foram lavrados dois autos de infração ambiental, por transporte irregular de pescado no valor de R$ 110.000,00, cada.

Ao ser verificada a documentação do veiculo o mesmo encontrava-se com o licenciamento vencido desde 2009, sendo recolhido ao pátio de veículos daquela cidade. Os envolvidos (que não tiveram os nomes divulgados) alegaram serem pescadores profissionais, porém não apresentaram as respectivas carteiras, alegando que estavam vencidas.

Por tratar-se de período de Piracema é proibida a captura de peixes nativos e a utilização de petrechos comuns ? pesca profissional (redes e tarrafas), conforme instrução normativa do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Produtos Renováveis (IBAMA).