Ambiental alerta sobre tráfico de animais silvestres

O Brasil é um dos países do mundo que mais exporta animais silvestres ilegalmente.? É um negócio que movimenta mais de 1 bilhão de dólares e comercializa cerca de 12 milhões de animais anualmente. Uma das maiores ameaças ? natureza.

Para ajudar a saber mais sobre o assunto, a reportagem do Acontece procurou o comandante da Polícia Militar Ambiental de Botucatu, tenente Gustavo Henrique do Nascimento (foto),? para que ele fizesse uma explanação sobre o assunto.

?

Acontece – Antes de tudo, comandante Henrique, quantas cidades e qual é a área de comando que agrega a Polícia Militar Ambiental de Botucatu?

Tenente Gustavo Henrique do NascimentoEstão em área comandada pela regional de Botucatu 26 municípios, com duas bases em Piraju e Avaré, além das três maiores represas do Estado de São Paulo: Barra Bonita, Chavantes e Jurumirim. Toda a área da regional chega a atingir 15 mil quilômetros quadrados de área terrestre, 1.000 quilômetros quadrados de rios e 1.500 quilômetros quadrados de represas, atendendo a uma média 100 denúncias de crimes contra a natureza por dia. Com homens instruídos e disciplinados, veículos como viaturas e caminhonetes, além de barcos, o comando de Policiamento Ambiental fiscaliza crimes de caça e tráfico de aves e animais silvestres e armamentos para este fim, retirada ilegal de madeira, incêndio, palmito, supressão de mata atlântica, soltura de balões de fogo, entre outros.

?

Acontece – O que é o tráfico de animais silvestres?

Tenente Henrique O trafico de animais silvestres consiste em capturar, transportar e comercializar animais silvestres com a finalidade de obtenção de lucro financeiro. Importante salientar nesse momento que, de cada 10 animais silvestres que são capturados na natureza apenas 01 sobrevive e chega a ser efetivamente comercializado. Quem possui, por exemplo, ? um papagaio em situação irregular em casa deve ter essa conscientização.

?

Acontece – Qual a participação da região de Botucatu em crimes ambientais onde também podemos incluir as queimadas?

Tenente HenriqueNossa região nos últimos anos tem tido uma evolução espetacular no que diz respeito ao cumprimento das Leis Ambientais pela população. Hoje temos uma enorme redução no cometimento de crimes desse tipo em nossa região graças ? s Ações de Educação Ambiental, amplamente, ? divulgadas na mídia e ? ação repressiva dos órgãos ambientais. Com relação ? s queimadas se faz necessário entender a situação de estiagem pela qual passamos atualmente e que a negligencia de poucos pode causar muitos estragos ? natureza e ? saúde das pessoas. Os focos de incêndio em nossa região têm sido combatidos pelo Corpo de Bombeiros e os responsáveis, quando identificados, são autuados pela Policia Militar Ambiental.

?

Acontece – Por que (mesmo tratando bem) não devemos ter animais silvestres em casa?

Tenente HenriquePrimeiro pelo fato de estar incorrendo em crimes ambientais previstos em Lei, tendo que responder por essa pratica perante a Justiça e ainda sofrer sanções administrativas (multas).

?

Acontece – O que fazer ao encontrar alguém vendendo animais silvestres?
Tenente Henrique – O correto é encaminhar as denuncias aos Órgãos Ambientais competentes, como policia Militar Ambiental por exemplo. Telefone (14) 3882-6070. Também a pessoa pode procurar, pessoalmente, a sede que? foi construída ? s margens do km 248+400 metros da SP-300 Rodovia Marechal Rondon, ao lado do antigo prédio do Departamento de Estrada de Rodagem (DER).

?

Acontece – Quais são os problemas de quem cria animais em casa?

Tenente HenriqueComo já dito o autor do fato será responsabilizado criminal e administrativamente pelo fato além do risco da proliferação de doenças oriundas desses animais.

?

Acontece – Em regiões rurais não é incomum as pessoas se alimentarem de animais silvestres. O que fazer numa situação como esta?

Tenente Henrique? A lei prevê que em situações onde a localização das pessoas, a cultura e outros aspectos gerem a necessidade do consumo de animais silvestres, exclusivamente, para subsistências dessas pessoas tal pratica poderá não ser considerada crime.

?

Acontece – Qual é a pena para quem comercializa animais silvestres?

Tenente HenriqueAs penas previstas para os casos onde pessoas sejam flagradas em posse de animais silvestres consistem na detenção de 06 meses a 01 ano e as multas variam de R$ 500,00 a R$ 5.000,00 por animal.

?