Agentes do GEPAM recebem curso de Técnicas Operacionais

A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Manuel, esteve realizando treinamento de Técnicas Operacionais durante três dias na instalações da GCM de Botucatu. Participaram do treinamento os agentes da equipe do Grupamento Especializado em Patrulhamento de Apoio Motorizado (GEPAM) composta pelo subcomandante Freitas e agentes Roque, Leandro e Gonçalves, além dos GCM´s Dias, Giselle e Leandro da GCM de Botucatu. O curso teve duração de 25 horas.

O treinamento foi ministrado pelo inspetor Pimentel, responsável pelas Equipes do Grupo de Ações Preventivas Especiais (GAPE) e Grupo Especial de Patrulhamento Ostensivo com Motocicletas (GEPOM ), de Botucatu que, além da experiência do trabalho operacional da GCM, participou de instrução com a SWAT Americana, BOPE do Rio de Janeiro, CORE tropa de elite da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Também é certificado pela CONDOR do Brasil com instrutor de “Tecnologia de Não Letais”, participou do 13º Swat Brasil em Avaré-SP e do 1º Prison Swat em Lages-SC.

O treinamento foi voltado para: Técnicas e procedimentos operacionais; Procedimentos Operacionais da GCM; Técnicas em atendimento de ocorrência; Abordagens a pessoa; Abordagens a veículos; Aspectos práticos; Técnicas e procedimentos operacionais; Uso legal e progressivo da força; O que são equipamentos não letais; Emprego tático do equipamento não letal e letal – suas consequências; Equipamentos e munições não letais; Equipamentos letais; A arma de fogo e o uso progressivo da força; Regras de segurança com a arma de fogo; Limpeza e conservação da arma de fogo de uso individual; Instrução Prática.

Porém o foco principal da instrução citado por Pimentel, foi transmitir aos agentes o verdadeiro papel da GCM, estimulando aos guardas que desenvolvam ações comunitárias de segurança, projetos sociais, patrulhamento comunitário voltado para o bom atendimento das pessoas, preservar a ordem nos espaços públicos municipais.
“Também faz parte do nosso trabalho desenvolver ações conjuntas com as polícias Civil e Militar, sempre utilizando do bom senso e tratando as pessoas com dignidade e urbanidade, sendo que desta maneira São Manuel deve ser uma Guarda Civil Municipal cidadã”, colocou o Instrutor.

Comandante da GCM de Botucatu, Sergio Bavia ressalta que esta não foi a primeira vez que Botucatu realizou intercâmbio com São Manuel. “A GCM de Botucatu realizou o Curso de Formação aos GCM’s de São Manuel e estaremos sempre a disposição de qualquer instituição que tenha o interesse conhecer o trabalho da Guarda Civil Municipal de Botucatu ou até mesmo treinar conosco”, frisa o comandante.