Adolescentes são detidas após furtarem várias lojas na cidade

Depois de fazer um arrastão pelo centro da cidade, duas meninas adolescentes com idade de 14 e 16 anos, respectivamente, foram apreendidas na manhã desta sexta-feira na Rua Amando de Barros, em um trabalho desenvolvido pelos policiais militares Roberto e Carlos Roberto da equipe da ROCAM – Rondas Ostensivas Com Auxílio de Motocicleta (foto).

Essas meninas entraram em, pelo menos, quatro lojas (Marisa, Silva, Exclusive e Planeta Calças) e furtaram peças de roupas como bermudas, calças, blusas, óculos de sol, entre outras. Elas entravam e passavam a observar o movimento interno e enquanto uma vigiava, a outra furtava as peças e colocava em uma mochila.

Em uma dessas lojas, a funcionária suspeitou quando percebeu que elas estavam saindo de maneira sorrateira e acionou a ROCAM. Com as características das meninas, os policiais fizeram a apreensão e na mochila que uma delas levava ? s costas, estavam os produtos furtados.

Através das etiquetas com numeração, as peças foram reconhecidas pelos representantes das lojas. Porém, outras peças sem uso encontradas nessa mochila, não foram identificadas. As meninas alegaram que haviam comprado as mercadorias, entretanto, não possuíam nota fiscal.

“Isso nos faz deduzir que, além dessas quatro lojas onde os furtos foram confirmados e os produtos reconhecidos, outros estabelecimentos comerciais também podem ter sidos lesados por essas meninas. Então, as peças não identificadas ficarão apreendidas até que se constate a origem”, comentou o policial Roberto.

As meninas foram conduzidas ao 1º Distrito Policial (DP) onde o delegado substituto Marcos Sagin de Campos confeccionou o Boletim de Ocorrência (BO), liberando as adolescentes para as respectivas mães. Elas deverão ser apresentadas ? Vara da Infância e Juventude nos próximos dias.

{n}Operação Papai Noel{/n}

Esta operação da ROCAM faz parte do plano de policiamento da Operação Papai Noel – 2010, que compreende o período em que o comércio abrirá ? noite pra as compras de natal e contará com efetivo reforçado de policiais para proporcionar a segurança dos freqüentadores e comerciantes da cidade e região, evitando desta forma o aumento dos crimes, principalmente o de furto, pois é nessa época do ano que, comumente, acontecem devido a aglomerações de pessoas, e o maior número de veículos estacionados nas proximidades do centro comercial.

De acordo com a chefe da Seção de Relações Públicas, capitão Kátia Regina Firmino Christófalo, a Polícia Militar estará dando informações de segurança aos comerciantes e população, que previnem ocorrências de furtos de automóveis, furtos de bolsas, celulares, peças de roupas etc. A operação, determinada pelo comandante do 12º Batalhão de Policial Militar do Interior (BPM-I), tenente coronel José Aparecido Godoy Siqueira, estará sendo coordenada pelo major Marcelo.

Fotos: Jornal Acontece Botucatu