Ação da GCM resulta em flagrante de furto no centro

Na manhã desta sexta-feira (28) a equipe do Grupo Especial de Patrulhamento Ostensivo com Motocicleta (GEPOM), da Guarda Civil Municipal (GCM) com os agentes Nogueira e Leandro, quando realizavam patrulhamento cumprindo o Programa de Patrulhamento Orientado ao Patrimônio Público Municipal (PPOP) nas proximidades do Paço Municipal, acabaram sendo solicitados por um senhor de 51 anos, dando conta que num momento de distração um indivíduo desconhecido havia furtado 02 capacetes de sua propriedade. De pronto os agentes compareceram no Departamento de Informática da Prefeitura Municipal, onde o diretor, Jorge Campos Júnior, extraiu as filmagens, que contribuiu na identificação do indivíduo autor do furto, conhecido como “Justificativa”.

Iniciaram o patrulhamento na região central da cidade com o apoio das demais viaturas da GCM e acabaram abordando o indiciado na Rua Amando de Barros, porém sem os capacetes. O averiguado, Vicente de Paula Avagliano Fonseca, de 64 anos, confessou a autoria do furto e informou que vendeu os capacetes pelo valor de R$7,00, num brechó. Os GCMs rumaram até o referido local e localizaram os objetos furtados com uma senhora.

Diante dos fatos as partes foram conduzidas até a 1ª Central de Polícia Judiciária, onde o delegado Marcos Sagin Campos elaborou o Boletim de Ocorrência (BO) de furto simples e receptação culposa, sendo o indiciado recolhido ? Cadeia Pública (transitória) de Itatinga, visto que foi arbitrada fiança de um salário mínimo e o indiciado não honrou com o referido valor. Quanto aos capacetes foram devolvidos ? vítima.

{n}Sobre PPOP {/n}

O PPOP busca aprimorar o policiamento comunitário nas praças, bosques, prédios públicos e áreas de preservação ambiental, abrangendo além da região central e de bairros da cidade, localidades mais afastadas como os distritos de Vitoriana e Rubião Júnior e bairros como Rio Bonito, Mina, Alvorada da Barra, Anhumas, entre outras. O programa proposto orienta o patrulhamento preventivo comunitário nos setores envolvidos e não influenciará no trabalho regular desenvolvido pelas equipes de patrulhamento nos logradouros públicos e nos atendimentos de ocorrências.

As ações terão enfoque na prevenção de danos, pichações, furtos e demais infrações que atinjam o patrimônio público municipal. Estrategicamente distribuídas, as equipes envolvidas percorrerão diariamente cerca de mil quilômetros, patrulhando mais de 120 próprios municipais.