12º BPM-I comemora o seu 44º ano de atividades

A solenidade comemorativa ao 44º aniversário do 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I) de Botucatu realizada na manhã desta quinta-feira (26) contou com a presença de várias autoridades, como a coronel Fátima Ramos Dutra, comandante do Comando do Policiamento do Interior da Sétima Região (CPI-7) sediado em Sorocaba e tem uma área que abrange mais de Municípios do Estado.

Também participaram das solenidades, comandantes e representantes de outros Batalhões como Bauru, Avaré e Itu, assim como o prefeito João Cury Neto e outras autoridades municipais, representando diferentes instituições da Cidade. O orador oficial do evento foi chefe de Relações Públicas da PM, tenente Marcelo Silva.

De acordo com o estabelecido no cerimonial, o Pavilhão Nacional conduzido pelo tenente Everaldo Carlos da Silva, foi recebido e reverenciado pela tropa formada e por todas as autoridades e público presente, em sinal de respeito ao símbolo máximo da nação brasileira. A bandeira paulista foi apresentada pelo tenente Kléber Batista de Oliveira e o estandarte da unidade pelo tenente Ricardo de Sousa Cunha. Na sequência o capitão Maurício Lanhoso de Lima apresentou a tropa ? coronel Fátima Dutra e o comandante do 12º BPM-I, major Jorge Duarte Miguel fez o discurso alusivo ? data.

O prefeito João Cury Neto em seu discurso enfocou a parceria que é feita com a Prefeitura com o objetivo de estreitar a relação da Polícia Militar e comunidade e alcançar o bem comum que é a prestação de serviços para dar Segurança Pública ? população.

Já a comandante do CPI-7, Fátima Dutra, lembrou o trabalho que é desenvolvido em Botucatu e não deixou de enaltecer o trabalho do 12º BPM-I, que em parceria com as instituições que cuidam da Segurança Pública, fez Botucatu figurar como a mais segura do estado por dois anos consecutivos. “Posso dizer que tenho orgulho de comandar uma tropa abnegada, que não mede esforços para atingir seus objetivos”, disse.

Fotos: Quico Cuter

{bimg:30693:alt=internacerimonial:bimg}

{n}{tam:25px}Homenagens{/n}{/tam}

Momento marcante foi quando o orador passou a fazer as homenagens aos policiais que se destacaram no desempenho de suas funções e como policial do mês foi escolhido o sargento Rosivaldo Dias, que no dia 21 de março deste ano, foi decisivo para o salvamento de um bebê que havia sofrido uma parada respiratória. Por telefone instruiu os pais a agirem e a criança foi salva.

A solenidade seguiu seu cronograma com a promoção do soldado Robson Fernando a cabo. A divisa foi colocada pelo comandante do 12º BPM-I, major Jorge Miguel. Depois vários policiais receberam a láurea de mérito pessoal que é dividida em cinco graus, em ordem decrescente. As láureas foram assim distribuídas:

– 5º grau em bronze no couro preto – soldado Vladimir Ângelo Foglia
– 4º grau em prata e couro preto – cabo Benedito Pinto de Moraes Neto
– 3º grau em prata e couro vermelho – sargento Laudo Gomes da Silva e soldados Márcio Paula de Oliveira e Marcelo Pinto de Moraes
– 2º grau em ouro e couro vermelho – soldados Isaías Carlota; André Américo; Rafael Cardoso; Ewerton Douglas Pereira e Jaime Thomé Filho
– 1º grau nas cores do Estado sobreposto ao couro branco – major Marcelo Amaral Oliveira; tenente Marcelo Cornejo Noronha e soldados Roberto César Jerônimo, Carlos José Gonçalves e Mário José Massagli

Fotos: Quico Cuter

{bimg:30694:alt=internahomenagens:bimg}

{n}{tam:25px}Galeria dos comandantes{/n}{/tam}

Após o cerimonial, encerrado com a canção da Polícia Militar e o desfile da tropa, autoridades e convidados foram ao saguão do prédio do 12º BPM-I, onde o tenente coronel José Aparecido Godoy Siqueira, descerrou a placa colocando, oficialmente, o seu retrato na galeria dos comandantes.

Siqueira ingressou na PM em 1976. Galgou as promoções militares até chegar ao posto de tenente coronel assumindo o comando do 12º BPM-I em 25 de setembro de 2010, permanecendo no cargo até 01 de julho de 2011. Atualmente, é chefe do Estado Maior do CPI-4, de Bauru.

Também passou a compor o quadro dos comandantes do 12º BPM-I, o retrato do tenente coronel Ben Hur Baptista, que comandou o Batalhão entre 4 de junho de 2010 a 04 de janeiro de 2012 e encontra-se na reserva (aposentado) não exercendo mais nenhum cargo militar.

Fotos: Quico Cuter

{bimg:30695:alt=internasiqueira:bimg}