12º BPM homenageou policiais que se destacaram

Na manhã desta terça-feira (24), o 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I), de Botucatu, promoveu no Teatro Municipal “Camilo Fernandes Dinucci” uma solenidade cívico-militar para condecoração dos policiais militares com as Láureas de Mérito Pessoal e a premiação do Policial do Mês de julho, em homenagem ao Dia do Soldado comemorado em 25 de agosto.

O comandante do 12º BPM, tenente coronel Cesar Francisco Toma, destacou que o objetivo da solenidade é a de melhorar a qualidade dos serviços, procurando motivar e enaltecer o policial militar que se destacou pelos méritos e qualidade de bons seus serviços. “Foi com esse intuito que a PM criou o programa Policial do Mês, selecionando o profissional que mais se destacou, para ser homenageado diante da comunidade como símbolo de eficiência e amor a causa pública”, explicou Toma.

Os homenageados do mês de julho foram: do Estado Maior o cabo Ivan da Silva Quadros Junior; na área da 1ª Companhia o soldado Nivaldo Barboza; na área da 2ª Companhia o soldado Alan Vieira Leite da Conceição e pela Força Tática o soldado Wilson Nunes. Também recebeu uma homenagem, a dentista Dra Lizandra.

Dentre esses policiais foi condecorado o cabo Ivan da Silva Quadros Júnior, que pelos seus méritos irá representar os PMs do mês de toda a área do 12º BPM/I, recebendo, além do diploma, um vale kit concedido pela gerência do Supermercado Jaú Serve, unidade Tanquinho.

Durante o evento também foram concedidas láureas de mérito pessoal, uma das formas de reconhecimento e incentivo que a Policia Militar, por intermédio de seus respectivos comandantes, concede aos policiais que se destacaram por suas atuações profissionais e méritos pessoais. É concedida em cinco graus distintos: 5º grau, 4º grau, 3º grau, 2º grau e 1º grau, sendo esta, a mais alta honraria. Receberam a Láurea de 4º grau o cabo Ivan da Silva Quadros Junior e o soldado Daniel da Silva Prates.

Para fechar o evento, o 50º Batalhão de Policia Militar do Interior localizado na cidade de Itú, realizou uma apresentação teatral com a peça Life House que narra as tentações que o ser humano tem no decorrer da vida, como álcool, drogas e culto a beleza.

{n}Dia do Soldado{/n}

No dia 25 de agosto se comemora o Dia do Soldado em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército Brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já é capitão e, aos 40, marechal-de-campo.

Entra na história como “o pacificador” e sufoca muitas rebeliões contra o Império. Comanda as forças brasileiras na Guerra do Paraguai, vencida pela aliança Brasil-Argentina-Uruguai em janeiro de 1869, com um saldo de mais de 1 milhão de paraguaios mortos (cerca de 80% da população). Depois da guerra, Lima e Silva é elevado ? condição de Duque de Caxias, o mais alto título de nobreza concedido pelo imperador.

Fotos: David Devidé