Sorocabanos podem solicitar serviços públicos sem sair de casa

Foto: Assis Cavalcante

Da troca de uma lâmpada do sistema de iluminação pública, a comunicação de eventual falha na coleta de lixo ou o reparo de um buraco na via pública e para pedir esses e outros 280 serviços o cidadão não precisa sair de casa, basta ter acesso a internet

Prático, fácil e nunca tem a linha ocupada. A Central de Atendimento via internet já é responsável pelo recebimento de boa parte das solicitações dos sorocabanos encaminhadas à Prefeitura, diariamente. Da troca de uma lâmpada do sistema de iluminação pública, a comunicação de eventual falha na coleta de lixo ou o reparo de um buraco na via pública.

Para pedir esses e outros 280 serviços o cidadão não precisa sair de casa, basta ter acesso a internet. Podem usar, inclusive, um dos 56 pontos de internet pública gratuita oferecidos pela Prefeitura. Vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), a Central de Atendimento permite que a solicitação seja feita online, assim como é possível acompanhar o andamento do pedido. O diferencial dos demais canais de comunicação da Prefeitura com a população, é a agilidade no andamento da solicitação do munícipe.

O secretário Edsom Ortega explica que a Central é um canal de comunicação fácil, eficaz e permanente para que o cidadão possa solicitar ou se comunicar com a Prefeitura. “É um serviço que está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. E o que é melhor, o próprio sistema encaminha as demandas aos setores responsáveis pela análise e execução”, disse Ortega.

Para fazer uma solicitação de serviço ou informação, o primeiro passo é efetuar um cadastro básico, dados necessários para o encaminhamento da resposta. Ao entrar na página da Central, o munícipe deve indicar o assunto (para direcionamento ao setor responsável), escolher o tipo de serviço, em seguida o assunto e abrir a solicitação. Com o protocolo que é gerado ao final do procedimento, é possível acompanhar o andamento e o respectivo resultado do pedido.

O secretário de Planejamento e Gestão destaca que atualmente a maioria dos sorocabanos busca contato com a Prefeitura por meio do sistema 156, que atende de segunda a sexta-feira das 7h às 19h. “Essa é a grande vantagem para quem utiliza a Central de Atendimento online. Está disponível todos os dias da semana, a qualquer hora do dia ou da noite”, reiterou.

A Central consiste numa importante ferramenta de comunicação com a população, devido ao grande número de pessoas que contam com acesso à internet, quer seja em casa, ou em tablets e smartphones. As demandas possuem trâmites automáticos via sistema, estando disponíveis para análise do setor ao término da efetivação do registro. Com o número do protocolo, o cidadão pode acompanhar o andamento por meio do portal http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento.