Sites das prefeituras de Jaú e Ourinhos são invadidas por hackers

 

Foto – Ilustrativa

De acordo com reportagem publicada no JC NET, assinada pelo jornalista Lilian Grasiela, pelo menos dois sites de órgãos públicos da região foram invadidos por hackers neste final de semana. Nos dois casos, os invasores deixaram mensagens com conteúdo político. O portal da prefeitura de Jaú chegou a ficar fora do ar por várias horas, mas o problema foi normalizado nessa segunda-feira (2) à tarde. Já a página da Superintendência de Água e Esgoto (SAE) de Ourinhos continuava fora do ar até o final da noite dessa segunda.

Em Jaú (47 quilômetros de Bauru), a invasão teria ocorrido no domingo (1) de manhã. O hacker trocou a página inicial do site da administração por ilustração do deputado federal Jair Bolsonaro no corpo de um super-herói, áudio de entrevista feita com ele e mensagem de apoio à candidatura do parlamentar à presidência da República.

O texto também teceu críticas à administração municipal e defendeu a pena de morte no País. O portal, que ficou fora do ar por várias horas após a descoberta do ataque, voltou a funcionar no fim da tarde. Procurada pela reportagem, a chefia de gabinete do prefeito Rafael Agostini (PSB) informou que não tinha conhecimento do caso.

No site da Superintendência de Água e Esgoto (SAE) de Ourinhos (130 quilômetros de Bauru), os invasores postaram um texto criticando a crise hídrica no País e os gastos públicos com a Copa do Mundo de 2014. Culparam o governo federal pela situação. Até o final dessa segunda (2), a página permanecia fora do ar.