Secretaria promoverá Semana da Carne para valorizar pecuária

Programação conta com palestras, workshops, feira de negócios, atrações culturais, leilão beneficente, promoções em restaurantes paulistanos e visitas a estabelecimentos comerciais para promover a cadeia produtiva

 

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo promoverá entre os dias 13 e 19 de junho de 2016, na capital paulista, a primeira edição da Semana da Carne, realizada em parceria com a Sociedade Rural Brasileira (SRB) e com a Verum Eventos. O evento foi lançado em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 28 de janeiro de 2016, com a presença do secretário Arnaldo Jardim (foto). O objetivo é aproximar produtores e consumidores, além de ressaltar a importância da pecuária paulista e fomentar o consumo por parte da população.

A programação conta com palestras, workshops, feira de negócios, atrações culturais, leilão beneficente, promoções em restaurantes paulistanos e visitas a estabelecimentos comerciais para promover a cadeia produtiva. Para alcançar o objetivo de aproximar o setor do consumidor, as atividades serão realizadas no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, democrático ponto de encontro da cidade.

É uma maneira de levar até a população informações sobre o produto que ela está consumindo, mostrar que o bife na bandeja de isopor vendido no supermercado envolve uma enorme cadeia produtiva para chegar até o carrinho dos consumidores, que o leite não é originário da caixa, mas sim da vaca. O Governo quer com isso mostrar que reconhece a importância da pecuária para o Estado em todos os elos da cadeia que a formam.

Arnaldo Jardim destacou a participação do governo paulista ao reiterar a disposição do governador do Estado, Geraldo Alckmin, em oferecer todo o apoio necessário para a Semana da Carne. “Que nós possamos fazer deste evento um momento diferenciado, para São Paulo voltar a sediar um grande debate que permita a interação do setor, multiplique os negócios e aperfeiçoe as diretrizes para que o nosso País continue cada vez mais a ser esse supridor mundial de proteína animal”, destacou o secretário.

O titular da Pasta lembrou que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento tem inciativas que contribuem para um melhor desempenho do setor. Como as ações executadas pelo Instituto de Tecnologia dos Alimentos (Ital) da Secretaria no processamento da carne, garantindo saudabilidade e segurança à mesa.

Outro conceito lembrado pelo secretário foi o do Boi 7.7.7, desenvolvido pelo Instituto de Zootecnia (IZ) da Secretaria, que reduz de 38 para 24 meses o tempo de abate do animal, aumentando a produtividade e diminuindo o custo de produção para o pecuarista. “É um conceito que nos permite nos tornarmos referência para os produtores. É um salto de qualidade muito significativo”, avaliou Arnaldo Jardim.

Para o presidente da SRB, Gustavo Junqueira, o apoio do governo por meio da Secretaria é essencial para unir os vários elos da cadeia produtiva. “O secretário tem dado todo o apoio não apenas na questão da pecuária, mas também na agricultura do Estado. Ele entende a agricultura e tem feito de fato o que o governador Geraldo Alckmin lhe pediu quando tomou posse, que é dar à agropecuária paulista a proporção que ela tem”, elogiou o presidente.

 

Atrativa

Para atrair um público pouco acostumado ao setor agropecuário, a Semana da Carne contará com iniciativas que usarão a cultura para transmitir a informação do campo. Como a Livraria Cultura do Boi, nos dias 16 e 17, aberta a receber publicações a serem expostas no espaço, e uma exposição de arte com obras que aludem à pecuária – com artistas como Diego Penedo, Fábio Fatori, Renan Antonielli e Rodrigo Gastaldon.

Outra ação dentro da programação será a Beef Week, de 13 a 19 de junho de 2016, com promoções de pratos de carne em restaurantes e ofertas de venda de carne em açougues, empórios e supermercados. “Neste momento, pretendemos passar ao consumidor alguma mensagem que seja importante para ele descobrir sobre a carne brasileira. Muitos deles nem imaginam como é feita essa produção e como é bem-feita, com sustentabilidade”, apontou Carla Tuccillo, diretora de eventos da SRB.

A Semana da Carne abrirá espaço também para a solidariedade por meio do Leilão Pecuária Solidária, que reverte seu lucro para entidades beneficentes e será realizado pela primeira vez na capital paulista. A iniciativa é do leiloeiro Eduardo Gomes e em quatro edições bianuais já arrecadou R$ 1,6 milhão. “A vinda do leilão para São Paulo dá visibilidade, é a oportunidade de dizer que o agronegócio está ligado a um evento importante do ponto de vista social”, considerou o leiloeiro.