Secretaria de Saúde de Tatuí realiza ações do Novembro Azul

Foram realizados em praça pública 132 testes rápidos de HIV e sífilis, além de 300 procedimentos de aferição de pressão e exame de glicemia

 

O mês de novembro traz um alerta para os homens com mais de 50 anos: a prevenção ao câncer de próstata. A Campanha Novembro Azul busca, através de varias ações, conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde. O Dia D da campanha aconteceu na Praça da Matriz, e reuniu centenas de homens em busca de informações sobre a doença.

Foram realizados 132 testes rápidos de HIV e sífilis, além de 300 procedimentos de aferição de pressão e exame de glicemia. Os homens que passaram pelo centro da cidade receberam também orientações sobre a prevenção ao câncer de próstata, a necessidade da prática de exercícios físicos regulares, alimentação balanceada e higiene bucal. A ação reuniu mais de 30 profissionais entre médicos, fisioterapeutas, dentistas, enfermeiros e equipe técnica.

De acordo com a coordenadora da atenção básica no município, Regina Tavares, o objetivo é conscientizar também os familiares para que estimulem o público masculino. “Os homens ainda são mais resistentes quando o assunto é saúde. Ir ao médico continua sendo um tabu, mesmo para realização de consultas de rotina. O outubro rosa foi um sucesso e agora contamos com o apoio das mulheres para cuidar da saúde de seus pais e maridos”, finalizou.

Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde vão realizar atividades voltadas à saúde do homem, com palestras, dicas de alimentação, controle da hipertensão e diabetes. Os pacientes com mais de 40 anos que realizam atendimento na rede municipal de saúde serão encaminhados para fazer o teste de PSA (Antígeno Prostático Específico) que é um exame de sangue que detecta problemas na próstata. Se o diagnóstico for positivo o paciente já inicia o tratamento.

 

Novembro Azul

Criada na Austrália em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro, a campanha Novembro Azul visa conscientizar homens sobre a importância da prevenção deste tipo de doença masculina, a segunda maior causa de mortes entre os homens, com incidência maior na faixa etária acima de 65 anos. O foco da campanha são os homens com mais de 50 anos e aqueles que estão em grupos de risco – com histórico familiar para câncer de próstata.