Saúde de Pederneiras realiza trabalho de acompanhamento a gestantes

 

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Pederneiras está desenvolvendo, mensalmente, o Grupo de Gestantes reunindo futuras mães que fazem acompanhamento pré-natal no Centro de Atenção à Saúde da Mulher, que recebe, anualmente, cerca de 600 gestantes.

Já foi concluído o Grupo de Gestantes do mês de outubro. Foram 10 gestantes que durante seis dias se reuniram na Unidade Básica de Saúde do bairro Michel Neme para receberem orientações e trocarem experiências maternas. “Nossa intenção ao realizar este grupo é ampliar as ações que realizamos no pré-natal, indo além dos exames e consultas médicas. Queremos oferecer às futuras mamães dicas de como cuidar bem do recém nascido, como identificar possíveis doenças no bebê e até mesmo noções de higiene”, explica a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Saúde e coordenadora do projeto, Beatriz Ribeiro Maciel Pereira.

As mães que participam do projeto Grupo de Gestantes estão em diversos estágios de gestação. Elas também recebem acompanhamento de psicólogas e orientações sobre planejamento familiar e vacinação. “Todo esse trabalho é acompanhado e realizado por profissionais. Buscamos oferecer condições para que as mães e os bebês cresçam bem, em um ambiente familiar mais seguro e saudável”, diz.

Ao final de cada Grupo de Gestantes, a Secretaria de Saúde de Pederneiras presenteia as participantes com um Kit Maternidade, contendo itens que irão auxiliar as futuras mamães logo no nascimento do filho. “São roupas novas, toalhas, lenços, meias, fraldas, mantinhas e outros itens para que a mamãe fique mais tranqüila no momento do nascimento do bebê, além de diminuir os gastos da família nesse momento tão importante da vida do casal”, finaliza Beatriz.