São Manuel isenta aposentados e pensionistas de IPTU em 2016

Por uma determinação do prefeito Marcos Monti (foto), aposentados e pensionistas de São Manuel têm até o dia 30 de outubro deste ano para requererem a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), vigente para o ano de 2016. O pedido deve ser feito junto ao setor tributário da Prefeitura.

Para isso, é preciso que o aposentado apresente RG, CPF, carnê do IPTU de 2015 (2ª página – cadastro do imóvel), e o comprovante de aposentadoria. Já os pensionistas, além do RG, CPF e carnê do IPTU, também de 2015, devem apresentar o comprovante que é beneficiário de pensão.

A isenção é concedida apenas a aposentados ou pensionistas que possuam no máximo dois imóveis, resida em um deles e que não passe de 120 m² de área construída. O benefício cabe apenas ao imóvel residido pelo solicitante. O setor tributário fica no prédio da Prefeitura de São Manuel, na Rua Dr. Júlio de Faria, nº 518 e funciona das 8 às 16 horas.

Ainda sobre benefícios a idosos, Marcos Monti em convênio recente  assinado pelo governador Geraldo Alckmin, viabilizou a construção de uma unidade do Centro de Convivência do Idoso (CCI). O espaço, que será construído entre a Cohab III e Vila Santa Terezinha, atenderá às demandas da melhor idade.

O CCI é um espaço de socialização, lazer e atividades, onde os idosos podem frequentar e participar de diversas atividades físicas e culturais, cursos, atividades  lúdicas  e  orientações  na  área  da  saúde,  com o propósito  de  melhorar sua qualidade de vida. Trata-se de um instrumento de Proteção   Básica   de  caráter  preventivo  que  contribui  para  o envelhecimento  ativo, saudável e autônomo. Cada unidade tem investimento de R$ 250 mil para atender uma média de 200 pessoas acima de 60 anos.