Regularizado junto ? Cetesb, cemitério de Iperó será ampliado

A Prefeitura de Iperó realiza, nesta semana, a última etapa do processo de terraplanagem na área destinada à ampliação do Cemitério da Saudade. A obra foi autorizada pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) – órgão vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente – após emissão de laudo que regularizou a área já em uso do cemitério.

O projeto apresentado pela Prefeitura para a regularização do
espaço envolveu a realização de diversos estudos técnicos, incluindo sondagens geológicas, hidrológicas, macrodrenagens e eventuais impactos ambientais.

Segundo o prefeito Vanderlei Polizeli (foto), os procedimentos visando à regularização e ampliação do cemitério foram iniciados ainda em fevereiro 2013. “Sabíamos que esse processo seria longo, não apenas em função das dificuldades em se fazer uma regularização de área, mas principalmente pelas questões ambientais. Os licenciamentos para cemitérios são realmente muito difíceis de serem conseguidos atualmente”, explicou.

Ampliação A área do cemitério será ampliada em um hectare, o que deve trazer aumento significativo na capacidade de atendimento e no conforto às famílias usuárias do equipamento, visto que será construído novo Velório Municipal, realizado intervenções de paisagismo, plantio de árvores e implantação de arruamento.

O terreno para a ampliação já estava disponível mas, em razão de
embargo da Cetesb, as obras não puderam ser iniciadas antes.
“Melhorar as condições do nosso cemitério é uma forma de demonstrar respeito pelas famílias iperoenses e aos seus entes queridos que estão sepultados ali”, concluiu o prefeito.