Projeto em Lençóis Paulista incentiva as crianças a reciclar

O trabalho na escola buscou despertar nos alunos a capacidade de reconhecer os diferentes tipos e possíveis utilidades dos materiais recicláveis

 

Os alunos da EMEI Yvonne Conti Capoani (Núcleo Habitacional Luiz Zillo) participaram durante o ano do projeto “Reciclar para a vida”, que teve como objetivo principal a conscientização das crianças e da comunidade para a preservação do meio ambiente.

O trabalho na escola buscou despertar nos alunos a capacidade de reconhecer os diferentes tipos e possíveis utilidades dos materiais recicláveis. O projeto foi desenvolvido em várias etapas e contou com atividades sobre reciclagem e sustentabilidade em sala de aula, envolvimento dos pais no recolhimento de materiais recicláveis e na confecção de brinquedos feitos com os alunos a partir desses materiais durante o mês de outubro. O trabalho culminou na exposição dos brinquedos e, ao final, na premiação dos trabalhos mais votados.

 

Feira de Empreendedorismo

Também está sendo realizada a temporada 2015 da Feira do Empreendedorismo das escolas municipais nas quais os alunos têm essa disciplina.  Os alunos das escolas municipais do 6º ao 9º ano e também os das duas unidades escolares de período integral do 1º ao 5º ano têm em sua grade curricular a disciplina de Empreendedorismo, o que foi possível após parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e o Sebrae, por meio do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos.

O objetivo é estimular as características empreendedoras desde cedo nas crianças e jovens, porque aspectos comportamentais como criatividade, trabalho em grupo, poder de decisão, capacidade de resolver problemas e boa comunicação podem garantir cidadãos com êxito na vida profissional e pessoal. Durante as feiras, os estudantes estão expondo para a comunidade principalmente produtos de higiene, brinquedos ecológicos, utilidades para escritório, bijuterias e ervas aromáticas, que são comercializados.