Prefeitura de São Manuel realiza ações de prevenção às enchentes

Nesta terça-feira, 19, servidores municipais fizeram a limpeza do leito do Rio Paraízo, no trecho que compreende a ponte da Rua Gomes de Faria e as melhorias tanto na estrutura das pontes quanto na limpeza contribuem diretamente para que não haja transbordamentos

 

A Prefeitura de São Manuel, por meio das Diretorias de Agricultura e Meio Ambiente e Gestão e Serviços, continua realizando ações de prevenção contra enchentes. Nesta terça-feira, 19, servidores municipais fizeram a limpeza do leito do Rio Paraízo, no trecho que compreende a ponte da Rua Gomes de Faria.

As melhorias tanto na estrutura das pontes quanto na limpeza contribuem diretamente para que não haja transbordamentos. Seguindo esta linha de trabalho, a atual administração age para evitar o risco de novas enchentes em São Manuel.

Em 2013, além da ponte da Rua Lopes Trovão, no Distrito de Aparecida, que foi totalmente reconstruída, outras pontes da cidade passaram por manutenção, seis no total. No segundo semestre do mesmo ano, uma parceria entre as Prefeituras de São Manuel e Botucatu, resultou na reconstrução da ponte do Rio Araquá, localizado em área rural, na divisa dos dois municípios.

A Prefeitura de São Manuel realizou ainda a construção de uma nova Ponte na Vila Santa Helena, projetada com um vão livre de 12 metros de largura, o que representa mais que o dobro do espaço da antiga, que era de apenas cinco metros, e 1,5 metros mais alta que a anterior, entre o leito do rio e sua estrutura. Isso facilita o fluxo da água pluvial, evitando possíveis transbordamentos.

Segundo o Diretor de Gestão e Serviços, Ademir Ayres, esse foi um fator determinante para que São Manuel não apresentasse casos de enchentes na última semana, mesmo levando-se em conta que a quantidade de chuva que caiu em toda a região foi maior do que o temporal do dia 16 de janeiro de 2013.