Prefeitura de São Manuel está acima da média nacional de transparência

Foto – Divulgação

Para chegar às notas, o MPF elaborou 16 questões com pesos diferenciados – valorizando, por exemplo, a publicação de salários de servidores na internet e a íntegra dos contratos celebrados

 

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou nesta quarta-feira, 9, o Ranking Nacional dos Portais da Transparência, que avaliou 5.568 municípios brasileiros. Em uma escala de zero a 10, São Manuel ficou com nota 6,4 – acima do Índice Nacional de Transparência, que foi de 3,91 e da média do Estado de São Paulo, 4,8.

Para chegar às notas, o MPF elaborou 16 questões com pesos diferenciados – valorizando, por exemplo, a publicação de salários de servidores na internet e a íntegra dos contratos celebrados. Também foram levados em conta fatores como receitas e despesas, ferramenta de pesquisa de conteúdo, editais de licitação, possibilidade de pedidos de informação, dentre outros.

A transparência na gestão é uma das prioridades da administração do Prefeito Marcos Monti, e para garantir o direito pleno de acesso à informação, o portal da Prefeitura de São Manuel passa diariamente por atualizações. Além disso, há aproximadamente um ano, foi criado na Prefeitura de São Manuel o controle interno, órgão que pode ser considerado um anexo do Tribunal de Contas dentro do município.

“Nosso objetivo é fazer com que São Manuel se torne referência de transparência na gestão pública. Em apenas um ano demos grandes passos, a expectativa é de que avancemos ainda mais, pois quem ganha com isso é a nossa população”, comenta Marcos Monti. No ranking, somente no Estado de São Paulo, São Manuel aparece na frente de cidades como Americana, Barueri, Itu, Jaú, Lins, Novo Horizonte, Ribeirão Preto, Rio Claro e São Carlos.