Prefeitura de Pederneiras adota ensino Sesi nas escolas municipais

Segundo a Secretaria de Educação de Pederneiras, a metodologia apresentada possui as ferramentas pedagógicas necessárias ao estímulo da reflexão, pesquisa e produção de conhecimento

 

Em 2016, a Prefeitura Municipal de Pederneiras vai adotar o Sistema de Ensino do Serviço Social da Indústria – Sesi -SP em todas as Escolas Municipais de Pederneiras. O convênio entre Secretaria Municipal de Educação e Sesi  firmado prevê que todos os 3.660 alunos das 16 EMEIs e das 9 EMEFs começam a receber o apostilamento completo durante o ano de 2016. Alunos de 0 a 3 anos dos Centros de Convivência Infantil receberão materiais didáticos próprios ofertados pela Secretaria Municipal de Educação.

“Essa nova parceria vai assegurar às escolas da Rede Municipal (EMEIs, EMEFs e EMEIFs) os padrões de qualidade de ensino do Sesi com referenciais curriculares, material didático de primeira qualidade e formação continuada dos profissionais que atuam na rede escolar”, explica a secretária municipal de Educação, Patrícia de Tillio Claro.

 

Nova Fase

Vale lembrar que durante os 10 últimos anos a Prefeitura de Pederneiras utilizou o Sistema Maxi de Ensino na Rede Municipal, alcançando metas importantes nos principais índices governamentais de educação. A mudança para o Sistema Sesi de ensino vai dar continuidade à evolução da educação municipal. Segundo a Secretaria de Educação de Pederneiras, a metodologia apresentada pelo sistema Sesi possui as ferramentas pedagógicas necessárias ao estímulo da reflexão, pesquisa e produção de conhecimento. Essa proposta oferece ao professor condições de planejar suas aulas com autonomia e de acordo com o ritmo de aprendizagem de seus alunos, resignificando o papel do professor enquanto educador.

“O material didático que iremos oferecer é o mesmo utilizado na Escola Sesi aqui de Pederneiras, ou seja, não diferencia o aluno da rede Sesi e do aluno da rede municipal. Além disso, o novo material é flexível, respeitando as reais necessidades de aprendizagem dos alunos”, frisa Patrícia.

 

Reconhecimento

A qualidade do ensino oferecido pelo Sesi é reconhecida e comprovada pelos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), superiores à média nacional e à média do Estado de São Paulo.

A implantação da metodologia da proposta educacional do sistema Sesi de ensino na Rede Municipal de Pederneiras se dará pelo acompanhamento da aplicação e evolução de docentes e alunos através de formações continuadas específicas para professores, diretores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

O convênio celebrado entre a Prefeitura de Pederneiras e o Sistema Sesi-SP de Ensino garante todo o fornecimento de material didático para alunos, professores, gestores e técnicos educacionais, assim como o monitoramento in loco nas escolas para acompanhamento das especificidades da gestão escolar, possibilitando orientar a prática, com o foco na aprendizagem dos alunos.