Prefeitura de Boituva inaugura Centro de Referência de Saúde da Mulher

 

Em solenidade que contou com a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lú Alckmin, o prefeito Edson Marcusso entregou à população o Centro de Referência de Saúde da Mulher “Sônia Maria Benavides Foizer”, na Vila Aparecida. O empreendimento resulta de um investimento de 1,3 milhão de reais, com recursos aportados pelo Governo do Estado de São Paulo (750 mil reais) e da Prefeitura local (500 mil reais), para o atendimento referenciado a mulher.

Além de Lu Alckmin e do prefeito Edson Marcusso, a solenidade contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social local, professora Nazaré Marcusso; pelo vice-prefeito José Barbosa Júnior e sua esposa, Betânia Barbosa; do secretário Hernando Mauro de Aquino (Saúde); do presidente da Câmara, Valdevino Marcusso; de familiares de Sônia Maria Benavides Foizer; além de vereadores, secretários municipais, representantes de órgãos e instituições públicas.

 

Atendimento a Mulher

Com 554,77 metros quadrados de área construída, o Centro de Referência de Saúde da Mulher “Sônia Maria Benavides Foizer” receberá exclusivamente crianças e mulheres encaminhadas pelas unidades básicas de saúde. A equipe da Secretaria de saúde já realiza o matriciamento do atendimento realizado a esse público, visando estabelecer um protocolo de encaminhamento na rede.

Em mulheres, basicamente, o Centro de Referência realizará o acompanhamento do tratamento de pacientes diagnosticadas ou que apresentarem alterações em exames de Papanicolau ou mamografia, assim vítimas de violência doméstica ou sexual. O Centro contará com atendimento de equipe multidisciplinar para essas situações, como assistente social, psicóloga e nutricionista.

 

Puericultura

O local realizará o atendimento referenciado e especializado de Puericultura – que é o acompanhamento de saúde em crianças, do nascimento até 12 anos de idade –. Esse atendimento é realizado em todas as unidades básicas de saúde do município, contudo, no Centro de Referência de Saúde Mulher de Puericultura serão atendidos os casos encaminhados pelos postos de saúde.