Prefeitura de Boituva firma parceria para descarte de lixo eletrônico

Estiveram presentes para a assinatura do convênio o secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Boituva, Amilton de Pádua Serrão e o presidente da Cooperativa Reviver, Júlio César Andrade

A Prefeitura de Boituva, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente firmou nesta sexta-feira, dia 22, uma parceria com a Cooperativa Reviver de Sorocaba para a reciclagem e a destinação correta do lixo eletrônico do município de Boituva. Estiveram presentes para a assinatura do convênio o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Boituva, Amilton de Pádua Serrão e o presidente da Cooperativa Reviver, Júlio César Andrade.

“O objetivo desta parceria é a reciclagem e a destinação correta do lixo eletrônico do município de Boituva evitando-se desta forma, a destinação destes materiais em aterros”, observou o secretário boituvense, enfatizando que esta ação só trará benefícios à população, já que o descarte correto dos materiais eletrônicos em desuso evita a contaminação do solo, das águas e também das pessoas próximas às áreas do descarte. “A reciclagem desse material, além de proteger o meio ambiente, contém entre seus componentes um material rico, que pode ser aproveitado, poupando assim os recursos naturais”.

A Cooperativa Reviver já é parceira da Prefeitura de Sorocaba, que disponibiliza um local para entrega voluntária desses resíduos (celulares, computadores, impressoras, máquinas fotográficas, calculadoras, brinquedos eletrônicos), sem custos à população. Assim como a Prefeitura de Sorocaba, Boituva também disponibilizará um Ecoponto para a entrega dos materiais pelos munícipes.

“Esta parceria estabelecida demonstra a seriedade com que a Prefeitura de Boituva vem tratando a questão ambiental no município, principalmente porque os eletroeletrônicos se tornam rapidamente obsoletos com o constante avanço tecnológico do mundo moderno, ou por estarem estragados, ou mesmo com a tecnologia ultrapassada. A destinação para uma empresa especializada em reciclagem é extremamente importante para evitar a contaminação dos recursos naturais com esse lixo altamente poluente”, destaca o Prefeito Edson Marcusso.

De acordo com o convênio firmado, poderão ser descartados nos Ecopontos materiais como pilhas, pilhas recarregáveis, baterias, computadores, monitores, notebooks, CPU, fontes, brinquedos eletrônicos, copiadoras, telefones, rádios, CDs, cabos de eletrônicos, televisores de LCD e tubos, mouses, entre outros.