Prefeitura de Avaré investe em infraestrutura na Represa Jumirim

Com o emprego de recursos liberados pelo governo do Estado, através do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), o balneário Costa Azul, na Represa Jurumirim, um dos principais pontos turísticos de Avaré, está recebendo obras que vão melhorar a sua infraestrutura.  A informação é do prefeito Paulo Dias Novaes Filho, o Poio.

Ao todo, o projeto de revitalização terá investimento de mais de R$ 4 milhões. Dividida em três fases, a intervenção no bairro contempla a pavimentação da orla do balneário com lajotas de concreto (já executada até a Avenida da Constelação), o que vai favorecer o tráfego de pedestres, ciclistas e veículos. Foram instalados tubos e bocas de lobo para drenagem de águas pluviais e guias. No calçadão, estão sendo edificados um posto de observação, dois quiosques e banheiros.

Aguardada por moradores e visitantes, a obra também incluirá melhorias no Camping Municipal, que teve projeto aprovado no valor de R$ 1,3 milhão. Após o término, campistas vão dispor de novos banheiros com adequações de acessibilidade. Além dos sanitários, um muro na área dos fundos já garante melhor segurança para quem acampa com sua família no gramado. Seis novos quiosques vão ainda incrementar a infraestrutura de lazer, além de uma nova residência para servidores de manutenção e uma casa para embarcações também já estão construídas.

 

Complexo cultural

Outro investimento que está sendo feito é a reforma e adequação do Complexo Cultural Esther Pires Novaes vai proporcionar aumento significativo no já variado calendário cultural de Avaré. Seis salas amplas vão abrigar exposições, atividades culturais, esportivas, turísticas, sociais, aulas do Projeto Guri e das Oficinas Culturais José Reis Filho, além de possibilitar novas parcerias com a iniciativa privada para realização de cursos profissionalizantes de diversos segmentos. 

O prefeito Poio Novaes esteve nas dependências do complexo na manhã da última quarta-feira, 23, e verificou, junto com o secretário Gilson Câmara, os serviços já concluídos pela empresa responsável. Segundo o secretário, “esta é sem dúvida a maior obra de infraestrutura dos últimos 30 anos em benefício da cultura de Avaré”. 

Além de possibilitar a reabertura do Teatro Octávio Morales Moreno, o espaço terá amplo auditório para atividades culturais. “Teremos praticamente um segundo teatro”, explicou Gilson ao prefeito. Todo o telhado dos prédios já foi retirado e salas estão sendo ampliadas conforme o projeto. A responsável pela obra é a empresa ConstruArt Construtora. 

“Aqui vamos também sediar eventos, reuniões, oficinas culturais, uma série de realizações que hoje são deslocadas para outros prédios em razão da falta de espaço adequado”, destaca o prefeito.