Prefeito de Boituva realiza a entrega 7,1km de estradas rurais recuperadas

Foto – Assessoria de Comunicação


Para o secretário Amilton Serrão, que participou da solenidade, a iniciativa beneficia a população do bairro, especialmente o setor produtivo, visto que mais de 50% do tráfego da estrada são de veículos pesados


O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, esteve em Boituva na manhã desta quinta-feira (4), onde juntamente com o prefeito Edson Marcusso entregou 7,1 quilômetros de estradas rurais recuperadas pro meio do Programa Melhor Caminho – Pontos Críticos. As obras de melhorias fora realizadas em duas estradas municipais, sendo 4,3 quilômetros da José A. da Silva (BTV 355) e outros 2,80 quilômetros da José Soares Coelho (BTV 384), na região do bairro Campo de Boituva.

Boituva foi um dos 43 municípios que foram contemplados com benefícios do programa Melhor Caminho – Pontos Críticos. A obra foi executada pela Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), com investimentos de 787 mil reais do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Agricultura, além de aporte de 127 mil reais da Prefeitura local. Ao todo foram beneficiados aproximadamente 430 produtores rurais, que estão afixados nas 84 propriedades rurais existentes ao longo das duas estradas.

Escoamento Produção

A recuperação resultou na adequação do leito, na implantação de sistema de drenagem, na incorporação e compactação com pedra brita. Para o secretário Amilton Serrão, que participou da solenidade, a iniciativa beneficia a população do bairro, especialmente o setor produtivo, visto que mais de 50% do tráfego da estrada são de veículos pesados. “Quando o prefeito solicitou estudo para escolhermos um trecho para o melhor caminho e indicamos essas estradas, em nenhum momento ele se opôs, conhecendo a necessidade dos produtores”, disse.

Já o prefeito Edson Marcusso, trabalhar as questões do agronegócio é atuar também no fomento do desenvolvimento local e na geração de emprego e renda. “A economia de Boituva está baseada no tripé da indústria, serviço e no agronegócio”, disse o prefeito, apontando alguns investimentos e ações que devem estimular o fortalecimento da economia local. “É por isso que estamos empreendendo em questões estruturais, em projetos como a duplicação da SP 129, que deve ser uma alternativa logística para o setor produtivo realizar o escoamento com a produção”, enfatizou Marcusso.

Solenidade

O secretário Arnaldo Jardim falou da importância que o agronegócio exerce para o País e evidenciou pontos importantes para o Melhor Caminho. “A  recuperação de estradas rurais e melhoria na infraestrutura contribui diretamente ao fortalecimento da agricultura. A Secretaria de Agricultura tem realizado parcerias com as prefeituras que beneficiam dezenas de produtores rurais. Essa é uma determinação do governador Geraldo Alckmin e a missão da nossa Pasta. Dada a nossa ligação com o município, é claro que não poderíamos deixar Boituva de fora”, disse o secretário.

Visita ao Frigorífico

Após o evento realizado, o secretário Arnaldo Jardim e o prefeito Edson Marcusso visitaram o Complexo Boituva do Frigorífico Alliz. Recebidos pelo presidente José Carlos Zanchetta, as autoridades e lideranças do setor conheceram um pouco sobre as instalações de 420 mil metros quadrados². Por dia, a empresa realiza 350 mil abates de aves e gera mais de dois mil empregos no Estado, sendo 1.884 no município de Boituva.