Prefeito de Barra Bonita promove debate ao vivo pelo facebook

Por meio do recurso de transmissão ao vivo, Belarmino marcou história e se tornou um dos únicos gestores públicos do Brasil a utilizar a nova ferramenta para conversar com os munícipes sem intermediários

 

O prefeito de Barra Bonita Guilherme Belarmino após os projetos “Prefeitura nos Bairros” e “Portas Abertas”, inovou e promoveu o primeiro debate ao vivo pela internet.  Esta foi a segunda vez que Guilherme utiliza a ferramenta de transmissão ao vivo. Recentemente, ele havia testado o novo mecanismo para transmitir uma entrevista ao vivo concedida à radio Novo Som. Após os testes, aprovados pela população, foi a vez de realizar um bate-papo entre ele e os usuários do Facebook, sem intermediários.

A transmissão foi acompanhada por mais de 1.500 pessoas em tempo real e gerou debates de assuntos variados para Barra Bonita e mais de oito mil pessoas já assistiram ao vídeo, gerando 500 comentários. A íntegra da transmissão pode ser vista na fanpage do prefeito a qualquer momento. Para Belarmino, os novos tempos não permitem que os gestores municipais fiquem longe da população e têm que utilizar a tecnologia a favor e em prol da população., com o objetivo de proporcionar uma maior aproximação entre Poder Público e cidadãos.

“Temos que utilizar esses mecanismos para que possamos melhorar este contato”, destaca chefe do Executivo. “A nova política não permite gestor omisso. Para promover um bate papo ao vivo é necessário muito arrojo! O melhor caminho é o da transparência, só assim Poder Público e munícipes trabalharão juntos para mudar nossa cidade!”, completa.

Como o debate se dá dentro de uma rede social, Belarmino realça que  há um controle maior sobre quem e quantos usuários do facebook estão acompanhando a transmissão, ou assistindo pela primeira vez após o término, sendo uma forma mais eficaz de assegurar a audiência da transmissão do que os métodos utilizados atualmente pelas rádios ou redes de televisão convencionais. “E temos ainda uma vantagem: diferente do rádio ou de algumas TVs que não disponibilizam seus programas, essas transmissões ficam guardadas na minha fanpage para que qualquer cidadão possa assisti-las quando bem entender”, diz.

 

Esclarecedor

O debate ao vivo possibilitou uma troca de informações entre o gestor municipal e a população. Durante uma hora e meia de bate-papo (limite imposto pelo facebook), o prefeito pôde esclarecer diversos assuntos, como destinação correta de recursos, investimentos no turismo (como o Hotel Municipal e o fortalecimento da cidade como geradora de produtos turísticos) infraestrutura urbana (como a construção do anel viário nos bairros do Entulho e da Estiva, a maior obra de infraestrutura dos últimos 30 anos), a contratação de mais médicos especialistas, políticas públicas sociais, como o Centro de Convivência da Criança e do Adolescente (CCA), além da dívida ativa, com o advento do Programa de Recuperação Fiscal (Refis).

“Ser um gestor transparente faz com que a população se torne conhecedora dos atos públicos e do funcionamento da máquina administrativa. Esta primeira experiência nos possibilitou esclarecer ao povo de Barra Bonita a realidade do município”, explica Belarmino que pôde responder a diversas perguntas vindas dos moradores (mais de 80) de temas contundentes para a cidade, como a situação financeira do município, com os repasses à conta gotas vindos do Governo Federal, auxílio transporte, a duplicação da rodovia SP – 255, o término da Estação de Tratamento de Esgoto, limpeza pública, projetos de proteção aos animais da cidade, SAAE, cemitério, desenvolvimento econômico, rodoviária, teleférico e muitos outros.

Com o resultado positivo do debate, Belarmino afirma que realizará novas transmissões ao vivo. “Proponho-me a fazer mais vezes esse bate-papo. Se não toda a semana, a cada 15 dias nós marcaremos um dia para debater os temas do município. O prefeito não está em todo lugar, ele não sabe o que acontece em toda a cidade e, por isso, nós precisamos da participação da população! A rede social é muito usada para o lazer e para muitas atividades profissionais, mas se também puder ser um instrumento de cidadania, quero que Barra Bonita seja parte disso”, finaliza.