Pardinho desafia Piracicaba numa disputa do cururu

Neste domingo, 23 de agosto, a área das 14 horas, o Centro Feffer – Cultura e Sustentabilidade, de Pardinho,  estará promovendo um desafio de cururu.  Neste evento que faz parte do folclore nacional, estarão os cururueiros de Pardinho que irão enfrentar os de Piracicaba. Cada cantor deve mostrar sua habilidade em criar histórias com versos cujo rumo ele determinará, como uma narrativa. Os temas são livres, podendo incluir conteúdo político, social e até esportivo.

Pardinho será representada neste desafio por Lino Jacinto e João Zarias, com o violeiro Claudino Keller para cantar contra os piracicabanos Zico Claudino e Zecão Neto, que serão acompanhados pelo violeiro Toninho Paes. O tempo é marcado pela viola e pelo público, que acompanha cada verso e resposta.

Cururu é um ritmo musical bastante utilizado na música sertaneja raiz, ou caipira.  É o repente, um combate poético, um desafio em trovas ao som de violas caipiras. Nasceu como canto religioso, marcado pela batida de pé. No Centro-Oeste é típica das festas dos santos padroeiros, principalmente do Divino Espírito Santo e de São Benedito.