Orquestra de Violas faz show gratuito em Pardinho

 

Foto: Divulgação

 

No próximo domingo, 16, Pardinho (SP) recebe o show gratuito “Eu Eles e a Viola” da Orquestra de Violas Cultura Caipira de Valinhos sob regência do maestro Robson Furiozo. A Orquestra interpreta músicas de raiz e o show acontece às 19h30, na Praça da Matriz, como parte da programação da Festa em Louvor a São Roque, Nossa Senhora Aparecida, São Cristovão, Divino Espirito Santo e São Benedito.

A apresentação é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (PROAC), com produção da Renovarte Produções Culturais, patrocínio da empresa Cutrale e  apoios da Favorita Cultura e Esportes e Prefeitura de Pardinho.

As infuências do repertório musical da Orquestra passam por Almir Sater, Tião Carreiro, Hermeto Paschoal, Sergio Reis e outros. Os shows contam com grande versatilidade de arranjos musicais e incorporação de instrumentos não tradicionais à música de raiz, como arcordeon e banjo americano. O repertório é ligado ao universo rural e envolve temas como a vida do trabalhador rural, cultura e costumes caipira e natureza.

Criada em 2005, a Orquestra é composta por 25 integrantes com instrumentos, como violas caipiras, contra-baixo, berrante, flauta, além do regente que também se apresenta com uma viola caipira. O objetivo é divulgar a música sertaneja, a música de raiz e a música do homem do campo. A Orquestra já dividiu palco com Craveiro e Cravinho, Mazinho Quevedo, Inezita Barroso e outros.