Macatuba faz lançamento do Programa de Educação para Cultura

A Prefeitura de Macatuba  e a empresa Zilor lançaram em conjunto o Programa de Educação para Cultura, ação social e educativa que oferece cursos e oficinas de artes para crianças, adolescentes e jovens macatubenses neste e no próximo ano.

A primeira oficina aconteceu no Centro Cultural Orlando Bozan. Na verdade, foram duas oficinas oferecidas pelo Dia Internacional da Animação, que a Zilor está patrocinando em 2015, e tem como objetivo despertar a criatividade e habilidade de expressão dos participantes.

Da cerimônia participaram o prefeito Tarcisio Abel, Elza Lopes e Cássia Brosque representando da empresa Zilor, Andressa Sirino (da empresa Origem), Duda Lazarini (responsável pelas oficinas de música do projeto Trajeto) e o vereador Julio Cesar Saes (Câmara Municipal).

Andressa, Elza e Cássia comentaram sobre a programação de cursos e oficinas e sobre a iniciativa da Zilor em apoiar projetos que valorizem o crescimento cultural da população. O prefeito Tarcisio agradeceu a parceria e ressaltou que a Zilor é empresa que valoriza as raízes macatubenses, apoiando e incentivando o desenvolvimento nas localidades onde atua.

Uma das novidades anunciadas no evento é que, enquanto se realizam as oficinas desta etapa, em breve será anunciada a abertura de inscrições para novos projetos a serem contemplados pelo programa, o que abre a possibilidade para que iniciativas locais também sejam financiadas pelo Programa de Educação para Cultura da Zilor.

 

Mão na massinha

Marcando de maneira especial o Dia Internacional de Animação, o Centro Cultural Orlando Bozan, em Macatuba, recebeu a oficina de animação com massinha de modelar. Foram realizadas duas oficinas – uma de manhã e outra à tarde. Em outubro, no dia 21, mais duas oficinas com massinha de modelar, também nos períodos de manhã e à tarde.

O Dia Internacional da Animação aconteceu de forma simultânea em todos os Estados do Brasil, que a Zilor está patrocinando em 2015 e que tem como objetivo despertar a criatividade e habilidade de expressão dos participantes. Em Macatuba, as oficinas são ministradas pelo diretor, roteirista, animador e sonorizador Eduardo Perdido com uma breve parte teórica, sobre o princípio do cinema e da animação, seguida da prática, na qual bonecos de massinha produzidos pelos participantes são animados por meio de fotos.