Macatuba ensina educação ambiental para alunos do maternal

Em Macatuba, o programa de formação de cidadãos com consciência de preservação ambiental começa desde os primeiros anos de vida. As crianças do maternal da rede municipal já são estimuladas com noções de preservação e cuidados com uma planta desde os 3 anos de idade.

Em uma ação que envolve a Divisão de Meio Ambiente, a Secretaria de Educação e as unidades escolares, Macatuba vem desenvolvendo nos últimos anos o projeto que ensina aos pequeninos – de 3 e 4 anos – as técnicas básicas de plantio, preservação e cuidados com uma árvore.

Neste ano, a ação teve início na semana de 24 de agosto. A Divisão de Meio Ambiente distribuiu 12 mudas de ipê branco para 12 turmas nas diversas escolas da rede. Primeiramente, as crianças foram estimuladas a cuidar da planta em sua fase inicial, através da palestra com o biólogo Antonio Carlos Perucci Junior, responsável pela Divisão de Meio Ambiente. Neste encontro, os alunos foram orientados sobre os cuidados iniciais com a muda, atividade que passou a ser enriquecida com o conteúdo na sala de aula.

Mais tarde, as mudas foram transplantadas para vasos na própria escola, sempre com a presença e participação dos alunos que acompanham passo-a-passo o desenvolvimento das mudas até que sejam novamente transplantadas para seu local definitivo, no solo. As crianças, então, acompanharão o desenvolvimento da muda e ficarão responsáveis pelo seu cuidado.

Segundo a diretora Marilene Aparecida Gabani Varasquim, o projeto tem como objetivo o desenvolvimento da conscientização ambiental, que reforça na criança já em sua fase inicial de formação o compromisso de buscar melhorias para sua vida em comunidade.