Lençóis Paulista promove 4º Simpósio de Práticas Educativas

A Prefeitura Municipal  de Lençóis Paulista, por meio da Diretoria de Educação em parceria com a Editora Positivo, promove na próxima segunda-feira, dia 31, o 4º Simpósio de Práticas Educativas “Partilhando Caminhos, Semeando Descobertas”. O evento acontecerá na escola Guiomar Fortunata Coneglian Borcat (Jardim Caju), durante todo o dia. O cerimonial de abertura ocorrerá às 8 horas, com a participação da prefeita Bel Lorenzetti (foto).

Todos os professores e gestores das escolas municipais da Rede Municipal de Ensino, que somam aproximadamente 500, participam da programação, que dá a oportunidade de formação por meio da troca de experiências positivas entre os próprios profissionais.

Segundo Raquel Ramos Romani, assistente técnico pedagógico da Diretoria de Educação, responsável pela organização do evento, a intenção é promover um dia de aprendizado, mas também de socialização. “Quando o professor inscreve a sua prática e compartilha com os demais, é uma forma de conhecer novas possibilidades”, destaca.

Os educadores foram orientados a inscrever suas práticas e, na sequência, elas foram submetidas à análise de uma equipe do Sistema Aprende Brasil da Editora Positivo, que teceu comentários sobre cada uma delas.

Programação

Durante a programação, os profissionais da Rede Municipal também terão duas palestras e uma atividade cultural. A primeira palestra do dia começará às 8h30, com a mestre em Filosofia e Doutora em Educação Terezinha Azeredo Rios, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores, da Universidade de São Paulo, que abordará o tema “A escola que faz bem – ética no processo educativo”.

Às 10h30 os professores vão acompanhar a exposição de 41 diferentes práticas, acomodados em 15 salas. No período da tarde, a programação contempla mais uma palestra, com o Dr. Maurício Gonçalves Saliba, professor visitante de pós graduação da Unicamp e professor de sociologia e política da Faculdade Estácio de Sá. Ele falará sobre “A agressividade na história humana”. Na sequência haverá a aula show “Musicando Poesia”, com o músico, compositor e produtor cultural Eduardo Santhana, quem possui mais de 500 composições inéditas, com muitas gravadas por nomes ilustres da MPB.