Igaraçu do Tietê faz a abertura dos Jogos Regionais do Idoso

Foto – O Mirante

 

Com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, a prefeitura de Igaraçu do Tietê promoveu nesta quarta-feira a cerimônia de abertura dos Jogos Regionais do Idoso (Jori) deste ano.

Centenas de pessoas de toda a região lotaram o ginásio de esportes do Conjunto Esportivo José Antonio Varasquim, no Centro da cidade, para acompanhar o desfile das delegações, entrada do fogo simbólico, juramento do atleta e o discurso das autoridades presentes.

A tocha olímpica esteve conduzida pelo atleta Rafael Mazzolin (foto) e na sequência foi realizada a apresentação da modalidade coreografia, na qual a equipe de Jaú participou. O pódio ficou com os municípios de Araraquara (1º lugar), Matão (2º) e Botucatu (3º).

Para hoje, a programação do Jori prevê jauenses em ação nas modalidades tênis de mesa feminino, vôlei feminino, bocha, buraco, damas, xadrez, dança de salão, atletismo e truco. Algumas equipes chegam a jogar três vezes no dia, como é o caso do tênis de mesa, que enfrenta São Carlos e Bauru pela manhã e Promissão à tarde. A sequência dos adversários é definida com base nos resultados iniciais. A natação será disputada neste sábado. O atletismo também será realizado hoje. Neste ano, o Município terá 62 pessoas nos Jogos do Idoso, entre atletas e comissão técnica.

Segundo o secretário de Esportes de Jaú, Celso Antonio Vequi Júnior, os resultados são importantes para motivar os atletas a continuar praticando esporte, mas o fundamental do Jori é incentivar a prática esportiva e uma vida saudável. Ele espera medalhas em várias modalidades, em especial na dança de salão, muitas vezes campeã em edições anteriores.

Acima de 60

Até domingo, quase 2 mil atletas de 52 cidades das regiões Central, Bauru, Campinas, Ribeirão Preto e Sorocaba competirão em 14 modalidades adaptadas para o público a partir de 60 anos, entre elas atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol e xadrez.

“O Jori incentiva a prática de atividades físicas e também estimula o convívio social, o que é muito positivo para a terceira idade”, comentou Lu Alckmin. A programação dos Jogos Regionais do Idoso está no site oficial da Prefeitura de Igaraçu do Tietê: www.igaracudotiete.sp.gov.br.