Frota da Prefeitura de Boituva passa por inspeção de Fumaça Preta

A Prefeitura de Boituva, por meio de uma ação da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizou a segunda inspeção de emissão de fumaça preta na frota municipal de veículos movidos à diesel. A ação foi realizada no almoxarifado da Prefeitura, em 10 veículos da frota própria, além de 6 ônibus que atuam no Sistema de Transporte Coletivo de Boituva.

Segundo explica o secretário Amilton de Pádua Serrão (Agricultura e Meio Ambiente), a iniciativa tem como foco a melhoria da qualidade ar do município, mediante o controle e diminuição na emissão de excedentes de poluentes atmosféricos e gases do efeito estufa. “Pelo que averiguamos, todos os veículos da frota municipal estão dentro dos parâmetros estabelecidos”, disse.

Todos os veículos aprovados recebem o selo de inspeção e controle. Para saber se o veículo está emitindo fumaça acima dos limites permitidos, os técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente utilizam a Escala de Ringelmann, que permite a comparação visual com os padrões estabelecidos na legislação ambiental vigente.

A primeira aferição ocorreu em fevereiro, quando todos os veículos foram inspecionados. As próximas aferições serão realizadas somente em 2016, mais precisamente nos dias 23 de fevereiro e 20 de agosto, respectivamente. “Estudamos estender o atendimento para todos os veículos emplacados no município, contudo, uma ação que demandará mais estudos e dimensionamento de custos”, finalizou o secretário.