Escolas municipais de Conchas contam com sistema de alta tecnologia

 

As plataformas online de aprendizagem através da utilização de novas tecnologias são uma necessidade da educação atual. E o município de Conchas está inserido nessa nova realidade através da parceria do Departamento de Educação e Cultura e a Fundação Lemann. Os projetos Khan Academy e Gatópolis foram implantados nas escolas municipais de Ensino Fundamental I e II, despertando nas crianças o prazer em aprender.

As Escolas Municipais Maria Antônia de Camargo I, Maria Teixeira de Lima e Prefeito Reineiro Donato Pastina receberam tablets, chromebooks e computadores, todos adquiridos pelo Departamento de Educação e Cultura, para o desenvolvimento desses projetos nas salas de aulas.

 

Gatópolis

Trabalhado com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, este programa consiste numa plataforma de jogos criada pela Fundação Lemman na qual a criança aprende brincando. É voltada para o apoio da alfabetização e o conteúdo são jogos educativos, que despertam o interesse do aluno pelo jogo através da interação entre o personagem e a criança. É uma ferramenta que traz benefícios e auxilia o professor principalmente na questão concentração e estímulo.

São dois jogos: o da galinha e do gato. O primeiro, conforme o aluno vai passando de fase, ele constrói uma cidade e com isso trabalha-se o alfabeto. No segundo, as atividades desenvolvidas são baseadas nas palavras, em que a tablet fala e o aluno precisa escrevê-la corretamente para que possa mudar a fase. Passo a passo vai dificultando e com isso a professora detecta o nível de aprendizagem de cada um.

Para a coordenadora da Escola Municipal Maria Antônia de Camargo I e dos projetos Gatópolis e Khan Academy nessa instituição de ensino, Gislene Trevizano, esses recursos vieram como um diferencial para a educação atual. “Hoje em dia tudo gira em torno da tecnologia. E Conchas foi um dos municípios pioneiros na região que aderiram a esse recurso. Eu gostaria de parabenizar a gestão atual pela iniciativa e incentivo para que a educação alcançasse sua excelência. Esses projetos vieram a somar e a colocar a educação no mundo tecnológico”, destacou a coordenadora.

 

Khan Academy

O Projeto Khan Academy é uma plataforma de ensino de matemática online e gratuito. Os alunos acessam o programa e aprendem matemática de uma forma dinâmica e divertida, sempre acompanhados pelos professores dessa disciplina.

Na Escola Maria Antônia de Camargo I as aulas são oferecidas aos alunos do 3º ao 5º ano e a estratégia usada pela escola vai ser usada como modelo para todo o estado de São Paulo, pois os resultados foram muito positivos.

As estratégias se apoiam em premiações aos alunos que se destacaram, com distribuição de medalhas, kits , jogos e trabalhos de divulgação e estimulação como cartazes com fotos dos estudantes com maior pontuação expostos na escola. Quanto maior a pontuação, melhor a habilidade e a conquista do próximo módulo.

Além disso, outro ponto importante desse programa é a identificação do aluno com maiores dificuldades pelo professor, já que eles são acompanhados via online e instantaneamente, possibilitando a avaliação de uma forma mais rápida.

“Os professores buscam o aprendizado para poderem ensinar da melhor forma seus alunos. Os profissionais realmente vestiram a ideia desses projetos, que só foram possíveis graças ao respaldo da direção e o apoio de todos da rede municipal de ensino para que se concretizassem”, finalizou Gislene.