Escolas de Lençóis Paulista realizam Feira do Empreendedorismo

Prefeita Bel Lorenzetti visitou a Feira onde os alunos expuseram e deixaram à venda produtos de higiene, ervas aromáticas, temperos naturais, brinquedos ecológicos e bijuterias

 

A EMEF Ézio Paccola abriu a temporada 2015 da Feira do Empreendedorismo das escolas municipais de Lençóis Paulista nas quais os alunos têm essa disciplina na grade curricular. A 4ª Feira de Empreendedorismo Ézio Paccola (FEMEP) foi aberta com a presença da comunidade escolar, dos pais dos alunos, da prefeita Bel Lorenzetti, da diretora de Educação Lucinara Barbosa e do diretor de Desenvolvimento, Geração de Emprego e Renda Altair Aparecido Toniolo.

Os alunos expuseram e deixaram à venda produtos de higiene, ervas aromáticas, temperos naturais, brinquedos ecológicos e bijuterias. A professora da disciplina na escola, Silvana Ribeiro Ludovico, explica que a feira mostra um pouco do resultado do trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano. “As aulas querem disseminar a cultura empreendedora nos alunos, ensinando a planejar desde cedo e a sonhar com a profissão que eles vão ter”, comentou.

A Aluna Maria Heloísa Santiago dos Santos, do quarto ano, confirmou que deve levar o aprendizado para o resto da vida: “A professora ensina a gente a nunca desistir dos nossos sonhos e que devemos ser alguém na vida”, disse. Ela também conta alguns comportamentos que aprendeu com os aulas: “Nunca desistir, planejar tudo o que faz, saber calcular riscos e saber onde quer chegar”, comentou.

 

Programa

Os alunos das escolas municipais do 6º ao 9º ano (Philomena Briquesi Boso, Guiomar Borcat, Idalina Canova de Barros e Lina Bosi Canova) e também os alunos das duas unidades escolares de período integral do 1º ao 5º ano (Ézio Paccola e Maria Zélia Prandini) têm em sua grade curricular a disciplina de Empreendedorismo, o que foi possível após parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e o Sebrae, por meio do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos.

O objetivo é estimular as características empreendedoras desde cedo nas crianças e jovens, porque aspectos comportamentais como criatividade, trabalho em grupo, poder de decisão, capacidade de resolver problemas e boa comunicação podem garantir cidadãos com êxito na vida profissional e pessoal.