Crise obriga Capela do Alto a realizar mudanças na coleta de lixo

Devido aos efeitos da crise econômica e à queda de repasse do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, a Prefeitura Municipal de Capela do Alto suspendeu, por tempo indeterminado, a coleta de lixo em alguns pontos rurais do município. Nos locais foram instalados estaleiros para a disposição do lixo.

A medida entrou em vigor nesta segunda-feira (5) e foi tomada para garantir que outros serviços básicos, como atendimento nas unidades de saúde e programas de atendimento às famílias em vulnerabilidade social, sejam mantidos. "Estamos passando por um momento delicado e  buscando alternativas para, mesmo com os reajustes necessários, garantir a população seus direitos", comentou o prefeito Marcelo Soares da Silva.

O lixo dos estaleiros, instalados em lugares estratégicos, será recolhido nos respectivos dias de coleta de cada bairro rural. "Continuaremos coletando o lixo conforme a programação de cada bairro, porém, agora, os moradores devem levar os sacos de lixos até os estaleiros", explicou Antônio César Miranda, diretor da Divisão de Serviços.

 

Reportagem

Em agosto a Prefeitura de Capela do Alto foi pauta em reportagem da TV TEM sobre os efeitos da crise econômica nos municípios. Segundo a reportagem, 7 em cada 10 municípios estão tendo grandes dificuldades com as quedas do FPM. Nos sete primeiros meses deste ano o município registrou queda na arrecadação no valor de 1,5 milhão de reais. O número já é equivalente à falta de arrecadação registrada durante todo o ano de 2014.

 

Alterações e  estaleiros


Camargos e estrada do Grameiro: Estaleiro ao lado da estação de esgoto da Sabesp;

Canguera: Estaleiro próximo à bica d'água;

Barra e Itarassú: Estaleiro próximo a estrada da pista de laço;

Morro: Estaleiros na estrada do Ica (SP-263) e estrada do Minhocário;

Jutuba: Estaleiros na Igreja São José, Trevo de Iperó e entrada da estrada da Lola;

Recanto dos Pássaros: Estaleiro em frente ao Condomínio Recanto dos Pássaros;

Barreiro: Estaleiro na margem da SP-141;

Guarapiranga: Estaleiro ao lado da Pinheiros;

Solaris (Trettel): Estaleiro na margem da SP-141