Conchas investe em oficina de robótica e leva tecnologia ? sala de aula

 

O advento da tecnologia cada vez mais presente nas tarefas diárias trouxe benefícios importantes para a área da educação, já que integra e auxilia as atividades nas salas de aula, possibilitando dinamismo e realidade aos exercícios trabalhados com os alunos. Assim, as aulas de robótica realizadas na Escola Municipal Prefeito Reineiro Donato Pastina, através do Projeto Mais Educação, transformaram o aprendizado dos alunos do 6º ao 9º anos, desenvolvendo de uma maneira mais prática a habilidade de cada estudante.

Em seu segundo ano consecutivo, a oficina de Robótica é ministrado pelo estagiário Bruno Bertim, estudante de Engenharia Mecatrônica, às quartas e quintas-feiras, com 1 hora de duração. Os kits para as aulas foram adquiridos com recursos próprios do Departamento de Educação e Cultura do município.

 Nesse semestre, as aulas são focadas no funcionamento de um circuito elétrico ligando LED, motores e hélices, sensores de luz, sensores de ímã e toque para produzir, no final da oficina, projetos como: carrinho com fio controlado por controle remoto, elevadores, guindastes, cancelas e plataformas de petróleo.

Para o estagiário Bruno Bertim, os alunos estão muito interessados e motivados durante a oficina. “Eles têm aproveitado bastante as aulas e evoluindo cada vez mais. Para mim, como futuro profissional, é um prazer vivenciar essa experiência, pois acabo aprendendo junto a esses estudantes”, afirmou.

O aluno do 9º ano, Mateus de Toledo, 14 anos, participa da Oficina de Robótica desde o ano passado e as aulas o ajudaram a escolher sua futura profissão e a ser mais participativo. “Gosto de robótica porque você consegue fazer muitas coisas com simples materiais. Além disso, em minha casa já faço serviços de parte elétrica, pois aprendi a mexer com fios. E descobri com as aulas que quero seguir na carreira de engenheiro civil, mecânico ou mecatrônico”, contou.