Cidades da região vão receber a peça “Planeta Água em Cena 2”

Escolas públicas da região recebem, a partir desta segunda-feira (14), o espetáculo teatral “Planeta Água em Cena 2”. Em sua segunda edição, a iniciativa i é uma montagem do Grupo Komedi, que leva projetos de educação ambiental por todo o País, via lei Rouanet de incentivo fiscal. Na primeira semana serão contemplados 1.800 alunos de 6 a 10 anos inseridos em escolas municipais de dez cidades paulistas e paranaenses.

De acordo com André Guimarães, da área de Relações Institucionais da Duke Energy, o projeto tem como objetivo conscientizar as crianças sobre a importância da preservação da água, da reciclagem e respeito ao próximo. “As crianças têm a oportunidade de aprender através do encontro entre a fantasia, a arte e a música, o que facilita o processo de conscientização dos pequenos cidadãos”, destaca.

Por meio de seus personagens, o espetáculo conduz o público de maneira interativa, estimulando a criatividade e raciocínio. Direcionado a crianças de escolas públicas dos municípios parceiros, a atração traz história, por meio de melodias cantadas e narrativas em tom de comédia infantil, interpretada pelos personagens Julinha Relógio, Sr. Pinguinho, Vovô Pingão, Murilo, pelos fantoches Gaivota Gabriel, Baleia Balu e outros pinguins. Como tema principal, a água é apresentada como fonte de vida e geração de riquezas e os espectadores alertados sobre os riscos da poluição e escassez deste recurso natural finito e valioso.

Arandu é o primeiro município a receber a programação na segunda-feira (14), às 9h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito José Ferezin. Ao todo, cerca de 200 crianças participam da atividade, de acordo com o secretário municipal de Educação, José Roberto Benedetti Junior.

 "O tema abordado na peça é muito importante, afinal a preservação do meio ambiente deve ser tratada desde cedo. A escola já faz isso ao trabalhar a educação ambiental no dia a dia, mas o teatro vem para reforçar o conteúdo aprendido pelos alunos”, afirma o secretário.

 Até sexta-feira (18), o espetáculo “Planeta Água em Cena 2” ainda visitará escolas municipais de Paranapananema, Taguaí, Cerqueira César, Avaré, Itatinga, Itaí, Piraju, Taquarituba e Carlópolis (PR).  O cronograma segue de 21 a 25 de setembro em outros dez municípios dos Estados São Paulo e do Paraná.