Cidade de Itapuí é destaque em indicador social da primeira infância

Foto – Divulgação

Cidade tem 98,7% das crianças matriculadas em creches e 97,5% em pré-escola, assim como 81,9% de mães que tiveram sete ou mais consultas de pré-natal

 

Aós ter sido destaque no novo indicador do Tribunal de Contas do Estado, o IEGM – Índice de Efetividade da Gestão Municipal – agora o município de Itapuí também alcança excelentes resultados no Índice Paulista pela Primeira Infância (IPPI), que acaba de ser divulgado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.


Criado por meio do programa "São Paulo pela Primeiríssima Infância", em parceria com a Fundação Seade, o IPPI reflete a capacidade dos municípios do Estado de São Paulo de promover o desenvolvimento infantil por meio do acesso aos serviços de saúde e educação voltados às crianças menores de 6 anos.


De acordo com o relatório, o IPPI do Estado de São Paulo é 0,72, enquanto o de Itapuí é 0,94 e o da Região Administrativa de Bauru é 0,70. "Em diversos quesitos, estamos muito bem avaliados e Itapuí está no grupo 6, considerado um índice muito alto de proteção à primeira infância", comemora o prefeito José Eduardo Amantini (PSDB).


Ele destaca que, tanto nos IPPIs da Saúde e da Educação, Itapuí apresenta indicadores melhores que os do Estado e da nossa região. "Temos 98,7% das crianças matriculadas em creches e 97,5% em pré-escola, assim como 81,9% de mães que tiveram sete ou mais consultas de pré-natal", revela o prefeito.


De acordo com Amantini, o IPPI é um importante instrumento de gestão para ajudar na elaboração, implementação e monitoramento de políticas públicas para a primeira infância, visando promover o desenvolvimento saudável na população que será o futuro de Itapuí. "Estamos cumprindo o nosso Plano Municipal de Assistência Social, que prevê o serviço de convivência e fortalecimento de vínculo familiar voltado a crianças de zero à 6 anos.

Assim como o IEGM/TCE, este novo resultado do IPPI mostra nitidamente que a nossa gestão planeja e executa ações para melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população", ressalta o prefeito Amantini. Outras informações sobre o IPPI dos municípios paulistas poderão ser obtidas pelo site: www.ippi.seade.gov.br