Boituva realiza programa de recuperação de estradas rurais

Acompanhado dos secretários Amilton Serrão (Agricultura e Meio Ambiente) e Nivaldo de Assis (Obras e Serviços Municipais), o prefeito de Boituva Edson Marcusso acompanhou nesta semana o início dos trabalhos de recuperação de duas estradas rurais no bairro Campos de Boituva, num trecho conhecido como “Estrada Zé da Varja”. A manutenção foi possibilitada do programa “Melhor Caminho – Pontos Críticos”, da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, cujo convênio foi assinado em setembro, pelo prefeito Edson Marcusso e pelo secretário Arnaldo Jardim.

Os trabalhos são executados pela equipe da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), sob a coordenação técnica e operacional de Maria Elisa Sismoto e Fernando Oliveira da Silva. Ao todo, serão recuperados um trecho de 7,10 quilômetros de duas estradas rurais, sendo 4,30km da estrada José A. da Silva (BTV 355) e outros 2,80km da estrada José Soares Coelho (BTV 384). Um trabalho que conta com aporte de 787 mil reais do Governo do Estado e contrapartida da Prefeitura de Boituva de 127 mil reais, que deve beneficiar 430 produtores que residem e atuam nas 84 propriedades rurais estabelecidas no trecho.

A recuperação é estrutural e consiste na adequação do leito carroçável, implantação de serviços de drenagem (tubulação onde necessária), alargamento de estradas e implantação de bacias de contenção e incorporação e compactação de material granular (brita). “Ambas as estradas recebem intenso tráfego de veículos, com média de cento e oitenta veículos por dia, sendo metade deles considerados de grande porte e outra parte divididas entre pequeno e médio porte”, disse o secretário Amilton Serrão.

Para o prefeito Edson Marcusso, além de melhorar as condições de trafegabilidade para as famílias residentes na região, a proposta é oferecer melhores condições para que os produtores possam efetuar o escoamento da produção de bananas, citros, hortaliças, cana, bovinocultura leite e corte que são produzidos naquela região. “Sem contar que é o trecho integra a malha viária atendida pelo transporte escolar do município e que precisam ser atendidas. Dentro de noventa dias esperamos concluir os trabalhos e garantir estradas melhores para a população daquela região”, ressaltou o prefeito Edson Marcusso.