Boituva prepara várias atividades para a campanha “Outubro Rosa”

A Prefeitura de Boituva, através da Secretaria Municipal de Saúde realizará no dia 17 atividades relacionadas a campanha “Outubro Rosa” que é celebrado anualmente para promover a conscientização sobre o câncer de mama.

Serão realizados no Centro de Referência da Saúde da Mulher e na Unidade Básica de Saúde do Bairro Novo Mundo, das 8 às 12 horas, uma coleta de material para a realização do exame de prevenção do câncer de colo de útero, o conhecido papanicolau. O exame poderá ser feito por mulheres com idades preferencialmente dos 25 aos 64 anos que estejam a mais de um ano sem realizar o exame.

Além disso, a Secretaria de Saúde informa que as mulheres com idades entre 50 e 64 anos que passarem pela coleta do papanicolau e estiverem a mais de dois anos sem realizar o exame de mamografia serão encaminhadas para o mesmo. No dia 24, acontecerá a Feira da Saúde no bairro Parque Novo Mundo na Praça Armando Moro das 8 às 12 horas.

Feira da Saúde será uma oportunidade para as pessoas se conscientizarem sobre a prevenção de doenças como hipertensão, doenças sexualmente transmissíveis, doenças ligadas ao tabagismo e alcoolismo, além de poderem aferir a pressão arterial, calcular o Índice de Massa Corpórea – IMC e receber informações sobre hábitos e alimentação saudável. A Feira da Saúde contará com a participação de profissionais da saúde e do Centro de Apoio Psicossocial – CAPS.

 

Idoso

Vale lembrar que o Conselho Municipal do Idoso de Boituva promoveu no dia 1º de outubro, uma ação comemorativa ao Dia Nacional do Idoso na Praça da Matriz das 14 às 17 horas. A iniciativa contou com profissionais da área da saúde, através de uma parceria com a Drogasil e Secretaria Municipal de Saúde, para verificação de diabetes e pressão arterial.

Além disso, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e também o Núcleo da Terceira Idade foram responsáveis pela parte recreativa do evento, com aulas de ginástica, entre outras atividades. Segundo o Conselho Municipal do Idoso, a ação contou com a participação dos idosos atendidos pelo Centro Dia do Idoso e Lar São Vicente de Paula.