Banda Municipal de Laranjal Paulista faz intercâmbio cultural em Portugal

Segundo a secretária de Cultura, através deste intercâmbio o município se projeta culturalmente, e todos os envolvidos ganham: os que são recebidos, e os que recebem

 

A convite da Sociedade Filarmônica Vermoliense, que completou 122 anos, a Banda Municipal de Laranjal Paulista participou de suas festividades. Foram dez dias de intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal na região de Leiria – Pombal e mais especificamente na Freguesia de Vermoil. Os músicos e familiares, os  maestros Fúlvio Scarme e Daniel Mazzoni da Argentina, juntamente com três músicos argentinos que se integraram a Banda Municipal e a Secretária de Cultura e Turismo Silvana Pires Franguelli foram acolhidos por familiares e membros da diretoria da Sociedade Filarmônica Vermoliense.

Foi uma semana de atividade intensa, com momentos de muito trabalho e de muito conhecimento. A comitiva laranjalense foi recebida por autoridades da Junta de Vermoil, da Prefeitura de Leiria e da Prefeitura de Pombal, e puderam conhecer um pouco dos atrativos turísticos desta região e do formato administrativo do governo de Portugal.

Todas as noites foram de ensaios e apresentações, em uma oportunidade de convívio de todos com a comunidade. A Banda Municipal de Laranjal Paulista realizou um concerto no Teatro Miguel Franco, em Leiria, regida pelo maestro Fulvio Scarme e pelos maestros Daniel Mazzoni, da Argentina e Paulo Clemente, de Portugal, que já estiveram em Laranjal. O teatro estava lotado e a banda foi muito aplaudida por todos.  Também fez concerto no Teatro Cine Pombal, com a junção das duas bandas que foram regidas pelos maestros Fulvio Scarme, Daniel Mazzoni e Jaime Pascoal. O sucesso se repetiu, sempre com a participação especial da cantora laranjalense Rosana Fortunato e da violinista Samira Giro Zeber de Tatuí.

A Banda Municipal teve um momento de intercâmbio com a Filarmônica de Marrazes, com momentos de apresentações separadas e, ao final, a execução de uma música em conjunto. Mesmo sem terem ensaiado juntas o resultado foi maravilhoso, provando que a música é uma linguagem universal. Também participou das comemorações de aniversário da Filarmônica Vermoliense, com nova apresentação em conjunto para a comunidade que a  acolheu.  O intercâmbio contou também com um momento especial em que foram apresentadas várias músicas brasileiras, entre elas músicas do compositor Bimbo Azevedo, de Tatuí.

A Banda Municipal de Laranjal Paulista é mantida pela prefeitura através da Secretaria de Cultura e Turismo e, para que este intercâmbio ocorresse, a prefeitura arcou com o transporte de Laranjal até o aeroporto de Cumbica. Por meio da bolsa que é paga mensalmente aos músicos, estes puderam se organizar para custear este intercâmbio.  Todo o restante da comitiva arcou cada um com suas próprias despesas.

“Um evento como este é formatado com muitas mãos. Parabéns aos maestros Fulvio Scarme e Paulo Clemente pela iniciativa, parabéns à Sociedade Filarmônica Vermoliense na pessoa de seu presidente Filipe Leitão e de todos os seus integrantes, parabéns aos representantes do poder público que apoiaram, parabéns aos músicos das corporações envolvidas  e a toda a comunidade que ajudou, portuguesa e brasileira”, elogiou a secretária de Cultura e Turismo Silvana Pires Franguelli.

Segundo ela, através deste intercâmbio o município se projeta culturalmente, e todos os envolvidos ganham. “Os que são recebidos, e os que recebem, a exemplo dos momentos que tivemos, também este ano, recebendo os músicos da Banda General Manuel Belgrano” de Pozo Del Molle,  da região de Córdoba,  Argentina no Festival de Inverno aqui em Laranjal. Temos muito orgulho de ter participado de momentos tão preciosos para nossos artistas, em que pudemos mostrar um pouco de nossa cultura e conhecer um pouco de outras”, concluiu a secretária.