Banda Municipal de Laranjal Paulista fará apresentação na Europa

Serão cerca de 10 dias onde a banda fará três concertos, contando com uma delegação com 40 músicos, mais 15 pessoas entre familiares e apoio

 

Desde a sua criação a Banda Municipal “Giocondo Cordoni” pela sua lei faz intercâmbio com maestros, músicos e bandas para o crescimento da mesma. Nos anos de 2012 e 2013 a banda fez intercâmbio com Portugal através do Maestro Paulo Clemente da Sociedade Filarmônica Vermoilense de Vermoil – Pombal em Portugal, distante a 150 km da capital Lisboa, que esteve por  duas vezes aqui em Laranjal Paulista.

Em Novembro de 2013, o maestro Fulvio Scarme, foi convidado a fazer um trabalho em Portugal com a mesma, e em reuniões com o presidente Filipe Leitão da entidade, ficou acordado que seria feito de tudo para o intercambio continuar entre os maestros e as bandas, sendo assim, surgiu a oportunidade em março desse ano o convite para que a Banda Municipal “Giocondo Cordoni” se apresentasse em Portugal.

Sendo assim, iniciou-se um processo para viabilizar o projeto com autoridades, músicos e pais dos músicos. Foram realizadas duas campanhas para arrecadação de fundos que somando à bolsa que ganham ajudá-los a complementar o custeio das passagens.

A Banda Municipal “Giocondo Cordoni” embarca no dia 14 de novembro e retorna no dia 25. A delegação contará com 40 músicos, mais 15 pessoas entre familiares e apoio da banda, entre eles três músicos argentinos que estiveram em Laranjal Paulista para intercâmbio, toda a delegação ficará alojada em casas de famílias dos integrantes da banda anfitriã, em Vermoil, sem nenhum custo de estadia aos músicos. Toda a delegação custeará suas passagens. Serão cerca de 10 dias onde farão três concertos.

A Prefeitura Municipal arcará com o transporte até o aeroporto para embarque e desembarque da delegação. A banda estreará um novo uniforme que foi custeado com recursos vindos das economias feitas pela Câmara dos Vereadores.

O propósito, sem dúvida, é da oportunidade aos músicos da banda para que vejam a música como uma profissão, adquirir conhecimentos, trocar experiências com outros músicos e ver na música uma profissão, podendo romper fronteiras e ter novas oportunidades de vida.

A banda já se apresentou no Chile, Argentina (três vezes) e agora em Portugal. Os músicos se confraternizarão com músicos de outras bandas em trocas de informações didáticas e poderão também conhecer um pouco mais da história de Portugal, visitando cidades importantes como Lisboa.