Yoga conquista simpatizantes em todo campus da Unesp

A busca pelo bem-estar físico e mental tem ganhado cada vez mais adeptos no câmpus da Unesp em Rubião Junior. Atualmente, existe uma lista de espera de interessados em participar das aulas de yoga, que ocorrem todas as segundas e quartas-feiras, das 11h30 às 12h30 e das 12h30 às 13h30, na sala 8 da Casa do Servidor. Desde 2007, a iniciativa mobiliza servidores dos mais diferentes setores do câmpus.“A modalidade pode ser praticada por homens e mulheres de qualquer idade. Existe yoga para crianças, jovens, adultos, idosos e também para gestantes, explica Rejane Patrícia Ribeiro de Moraes Oyama, educadora física e professora das aulas. Interessados em participar poderão enviar e-mail para rejanepatricia@yahoo.com.br


Há aproximadamente três meses frequentando as aulas, a servidora da Seção Técnica de Desenvolvimento e Administração de Recursos Humanos (STDARH) da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) Maria Vitória M. Sanchez afirma que, embora tenha iniciado a atividade há pouco tempo, consegue sentir os benefícios logo após o término das aulas. “Além de melhorar a minha qualidade de vida, promovendo bem-estar, auto-conhecimento e paz interior, proporciona-me equilíbrio emocional, concentração e a energizar corpo e mente. Recomendo”, assinala.

Para a secretária da enfermaria de pacientes conveniados do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Ivanise Cassimiro Martinez, os momentos vivenciados durante as aulas contribuem para minimizar os efeitos do ambiente hospitalar. “Aprendi a relaxar melhor praticando vários exercícios de respiração adequadamente. Os movimentos realizados nos auxiliam no equilíbrio tanto externo quanto interno”, salienta.


Depois de 11 meses frequentando as aulas, a enfermeira Márcia Nali, que trabalha há 27 anos no câmpus, afirma que as aulas são fundamentais para os profissionais da saúde que atuam dentro de hospitais, em especial no HCFMB. “A harmonização e o equilíbrio aprendidos no yoga  é fundamental para a convivência das tarefas do dia-a-dia”, avalia.

De acordo com Rejane, não existem contraindicações para as pessoas que queiram iniciar no yoga. Além disso, a especialista elenca alguns benefícios adquiridos pelos praticantes da modalidade: “respiração nasal correta, equilíbrio, diminuição da ansiedade, maior nível de concentração e atenção e desenvolvimento da flexibilidade”, finaliza.

Histórico


O projeto que oferece aulas de yoga aos servidores do câmpus da Unesp de Rubião Junior existe desde o ano de 2007. Atualmente, a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), por meio de seu Grupo de Qualidade de Vida e Saúde do Trabalhador, colabora para o fortalecimento da iniciativa, cedendo a sala da Casa do Servidor onde são realizadas as aulas.

O yoga é uma filosofia indiana que surgiu há cinco mil anos e significa unir, integrar. Seus princípios são buscar o equilíbrio do corpo e das emoções através da mente. O respeito com a natureza, a não violência, o desapego, o controle dos sentidos e dos impulsos também fazem parte desta filosofia.  A sua prática leva a um estado completo de harmonia, por meio do autoconhecimento e serenidade, favorecendo assim um equilíbrio no estado emocional e também físico. A principal função do yoga é transmitir a sensação de descanso para a mente, tranquilidade e relaxamento do corpo e da musculatura, que estará renovada após o término do processo.