Vicentinos realizam a confraternização de Natal

 

Chegada do Papai Noel foi à grande atração do encontro festivo, quando foram oferecidas as crianças, doces, roupas e brinquedos, numa reunião que estendeu até as primeiras horas da tarde

 

Os vicentinos do Conselho Particular da Sé Catedral, formado pelas conferências da Imaculado Coração de Maria, Santa Isabel, Santana e Nossa Senhora de Lourdes, reuniram os assistidos para o almoço comemorativo do Natal. Cerca de 70 pessoas entre adultos e crianças participaram do evento que transcorreu num ambiente de muita alegria. Antes do inicio do almoço foi realizada uma rápida palestra sobre o meio ambiente e alertado os cuidados que os moradores devem ter para evitar o mosquito transmissor da denque.

A chegada do Papai Noel foi à grande atração do encontro festivo,quando foram oferecidas as crianças, doces, roupas e brinquedos, numa reunião que estendeu até as primeiras horas da tarde. Todos os participantes foram transportados pelos vicentinos, nos diversos locais da periferia da cidade.

 O Presidente do Conselho Particular da Sé Catedral Sergio Campos, assim se manifestou “estamos satisfeitos com a reunião festiva realizadas neste domingo, quando pudemos dar aos assistidos um pouco mais de alegria, unindo os mais carentes e os Vicentinos numa mesma mesa para comemorar o Natal”.

 

A entidade

A Sociedade São Vicente de Paulo atua em Botucatu há mais de 100 anos, tudo começou em 1893 quando o vicentino Doutor Ernesto Babo membro e fundador da sociedade em São Paulo veio a Botucatu e ousou fundar a primeira conferência vicentina na cidade, a Conferência de Santana, uma das primeiras do Estado de São Paulo.

Daquela época para cá muitas transformações aconteceram, mas os vicentinos botucatuenses continuaram na sua missão para aliviar a miséria espiritual e material dos que vivem em situação de risco social, colocando em prática os ensinamentos de Cristo e as pegadas do seu fundador Frederico Ozanan e do seu patrono São Vicente de Paulo.

Hoje é o Conselho Central de Botucatu, que tem como Presidente Marco Calonego, é  que orienta os Conselhos Particulares e as conferências espalhadas pela região, para o seu trabalho de caridade e ajuda ao próximo.  As conferências instaladas em Botucatu em número pouco superior a 30 realizam suas visitas aos assistidos, oferecem além da parte espiritual a parte material, entregando cestas básicas, alimentos outros e roupas.

Na cidade algumas centenas de adultos e crianças são atendidas todos os meses, às vezes mais de uma vez, todavia nesta época de Natal cada uma das conferências procura dar um pouco mais de alegria aos assistidos oferecendo, brindes, brinquedos e reuniões com almoço ao lado dos vicentinos.

Por:  Gregório Fazzio Neto