UNITE abre mais 52 vagas para quatro cursos de qualificação gratuitos

empreender okA Universidade do Trabalhador e Empreendedor (UNITE) abriu nesta segunda-feira (29) inscrições para mais quatro cursos gratuitos de qualificação profissional em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). São eles: Auto CAD 2D (12 vagas), Auxiliar de Eletricista (16 vagas), Operação de Empilhadeira (12 vagas) e Funileiro de Brilho (12 vagas). As inscrições seguirão até 9 de setembro.

Para efetivar a participação, o interessado deve procurar o polo I da UNITE [Praça Dom Luíz Maria de Santana, 219 – Centro / Casa das Meninas] com cópia do RG, CPF e comprovante de residência. Para o curso de Operação de Empilhadeira é necessário apresentar também a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Todos os cursos estão sujeitos a alterações na data e horário, sendo necessário atingir um número mínimo para a formação de turmas. A previsão é que as aulas tenham início na segunda quinzena de setembro.

Para o curso de Auto CAD 2D os requisitos básicos são: Ensino Fundamental completo, conhecimentos de Informática Básica e, no mínimo, 16 anos. Os interessados em Auxiliar de Eletricista devem ter: 5ª série do Ensino Fundamental completo e idade mínima de 18 anos. Para o curso de Operação de Empilhadeira a pessoa deve ter até a 4ª série do Ensino Fundamental, CNH (categorias B, C, D ou E) e, no mínimo, 18 anos. Por fim, para o curso de Funileiro de Brilho, o interessado deve ter, no mínimo, a 6ª série do Fundamental e 16 anos.

Via Rápida
A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia informa que todos aqueles que se inscreveram, durante este mês de agosto, para os cursos que serão realizados em Botucatu, em parceria com o programa estadual Via Rápida, deverão comparecer novamente à UNITE I, até quinta-feira (1º de setembro) para formalizar uma pré-matrícula. Mais de 400 pessoas demonstraram interesse pelos cursos, que totalizam 210 vagas. [CLIQUE AQUI E CONFIRA O NOME DOS SELECIONADOS]

Os cursos são os de Corte e Costura; Panificação; Manipulador de Carnes; Assistente de Cabeleireiro, Manicure e Pedicure; Manicure e Pedicure; e Maquiagem. Eles têm início previsto para o dia 5 de setembro, com duração de 20 dias, e serão realizados dentro de unidades móveis (carretas) totalmente estruturadas, com laboratórios e espaços adequados para a qualificação do trabalhador.

Sobre qualificação profissional em Botucatu
A Prefeitura de Botucatu, sob a gestão do prefeito João Cury Neto, tem adotado desde 2009 uma política específica na área do trabalho e renda e que estão reunidas dentro do programa Todos pelo Emprego.

Uma das ações é justamente o investimento em qualificação da mão de obra. Em quase oito anos, o Poder Público Municipal já aplicou cerca de R$ 1 milhão em cursos de qualificação, beneficiando mais de 5 mil pessoas em diferentes áreas de atuação como indústria, construção civil, comércio e serviços.

Um dos principais braços desta grande “rede do bem pró-emprego” tem sido a UNITE, hoje vinculada à Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Criada em dezembro de 2011, ela oferece cursos de qualificação profissional, totalmente gratuitos, de acordo com as demandas apresentadas pelo mercado de trabalho do Município.

Os cursos ofertados pela Prefeitura de Botucatu buscam atender, principalmente, pessoas que estejam desempregadas, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares. A UNITE também atende a públicos específicos tais como pessoas com deficiência e de baixa renda encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) são os principais parceiros na realização dos cursos.

Mais informações
Universidade do Trabalhador e do Empreendedor
E-mail unit@botucatu.sp.gov.br
Facebook: www.facebook.com /UNIT-Universidade-do-Trabalhador
Tel.: (14) 3814-7346