UNIT abre inscrições para curso de formação de garçons

Até pouco tempo, quase ninguém no Brasil sonhava em ser garçom. Alguns acabavam na profissão por falta de opção, outros para ter uma fonte de renda complementar. A maioria tratava o emprego como ocupação passageira, bico ou "o que temos para hoje". Mas esse cenário mudou. A gastronomia cresceu, o turismo aumentou, e o País se prepara para receber dois eventos importantes: a Copa do Mundo no próximo mês de junho e os Jogos Olímpicos em 2016. Com isso, a exigência do público ficou maior e ninguém aceita mais ser mal atendido. Essa carreira começa, então, a ser valorizada e aponta para um futuro promissor.
 
Mas ao mesmo tempo, a falta de garçons nos bares e restaurantes de todo país vem se acentuando cada vez mais. A própria Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) afirma que há mais de 250 mil vagas abertas para o setor. Uma das causas é a migração para o setor de construção civil, que ainda não exige elevado grau de escolaridade ou qualificação, mas tornou-se atraente com proposta de horários fixos durante a semana e salários atrativos.
 
Em Botucatu, o crescimento do setor gastronômico com a abertura de novos bares, restaurantes, hotéis e lanchonetes, acontece em grande velocidade, mas esbarra na alta rotatividade de funcionários e na escassez de mão de obra qualificada. Atenta a essa situação, a Prefeitura decidiu montar um curso de formação de garçom e garçonete, em parceria com o SENAC. As aulas acontecerão no Pólo I da UNIT (Universidade do Trabalhador), que funciona Rua Moraes Barros 397 (esquina com a Rua Cardoso de Almeida). 
 
Serão disponibilizadas 24 vagas. Os interessados deverão ter 18 anos completos e, no mínimo, ensino fundamental incompleto. As inscrições acontecerão no período 16 a 22 de maio, das 8 às 17 horas, na UNIT I. É necessária apresentação de documentos originais e cópia do RG, CPF, comprovante de endereço, além do preenchimento de ficha cadastral do SENAC. 
 
O curso será realizado de 26 de maio a 3 de julho de 2014. Os alunos deverão passar ainda por curso de inglês básico I entre os dias 4 e 27 de junho. A carga horária total será de 40 horas. Mais informações: (14) 3814-7346. O curso de formação de garçom e garçonete é uma realização conjunta da Prefeitura de Botucatu/UNIT e SENAC, com promoção das Subsecretarias de Turismo, Ciência e Tecnologia e Comércio e Serviços e do SINHORES (Sindicato dos Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares).