Unifac prepara campanha de doação de sangue ao Hemocentro

O curso de Educação Física, da Unifac de Botucatu, está preparando uma campanha de doação de sangue denominado “Trote Solidário”. A campanha está prevista para acontecer no dia 23 de março no período compreendido entre 19 ? s 22h30.

Segundo Pedro Delgado, do curso de Educação Física, a previsão é que 144 alunos participem dessa campanha. “Nosso objetivo é fazer uma confraternização entre os alunos e ao mesmo tempo dar uma ajuda ao Hemocentro da Unesp, abastecendo o banco de sangue. Tenho a certeza de que a campanha será um sucesso”, prevê Delgado.

A iniciativa dos alunos da Unifac vem de encontro ? s necessidade do Hemocentro que está precisando, com urgência, de sangue. O serviço já teve que reduzir o envio de bolsas de sangue para as cinco agências transfusionais que atende, por conta do baixo estoque.

Para suprir suas necessidades o Hemocentro precisa contar no estoque com 200 bolsas de sangue tipo O Positivo e, pelo menos, 30 de O negativo. Entre outras coisas, a falta de sangue pode cancelar cirurgias no hospital, caso o número de doadores não seja suficiente.

Para se ter uma idéia preocupação do hospital, o Hemocentro telefona para os doadores ou envia cartas pedindo colaboração, mas a participação dos voluntários não tem atendido as expectativas. “Pedimos, inclusive, aos familiares e amigos de pessoas internadas no HC que, se puderem, doem sangue e nos ajudem a melhorar o estoque”, frisa Silvio Luis Neves, supervisor do Hemocentro do HC.

{n}Condições para doar: {/n}

– gozar de boa saúde;
– pesar acima de 50 quilos;
– ter entre 18 e 60 anos;
– ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior ? doação;
– não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas;
– não estar em jejum e ter ingerido alimentos leves e sem gordura antes da doação (ex: frutas, suco, leite desnatado, etc).