Unidade móvel da GCM atua em logradouros públicos

O objetivo é oferecer maior segurança à população e principalmente coibir juntamente com a Polícia Militar casos de perturbação do sossego público

 

Neste final de semana a Unidade Móvel de Segurança Comunitária (UMSC) da Guarda Civil Municipal (GCM)  permaneceu instalada na Praça José Martins Guanxuma, situada no Jardim Paraíso. A unidade, que tem a estrutura completa de uma base policial, com televisores, computadores, rampas para deficientes e tudo de mais moderno, realiza trabalho preventivo e comunitário, em logradouros públicos.

O objetivo é oferecer maior segurança à população e, principalmente, coibir juntamente com a Polícia Militar casos de perturbação do sossego público. A ação preventiva faz parte do Programa de Patrulhamento Orientado ao Patrimônio Municipal (PPOP) lançado em 2013. O foco dele é aprimorar o policiamento comunitário nas praças, bosques, prédios públicos e áreas de preservação ambiental.

Segundo o comandante da GCM, Sérgio Luiz Bavia,o trabalho está sendo realizado em praças atendendo  denúncias de consumo de entorpecentes, bem como carros com som alto dentre outras situações que atrapalhem a tranquilidade dos vizinhos ou frequentadores. “O objetivo principal dela é trazer segurança a comunidade. Em razão de seu tamanho, torna-se um referencial nos locais que normalmente fica estacionada, ajudando assim todos os botucatuenses que por ela passam”, afirma Bavia.

Apesar de ser uma base da Guarda Civil, a mesma também é responsável pela integração entre todas as forças policias da Cidade, e é utilizada, em caso de necessidade, por outras corporações. “A base normalmente fica postada por períodos curtos, que pode durar até um final de semana em praças com maior movimento de pessoas, além de grandes eventos", diz Bavia.   “Em caso de necessidade a população pode se dirigir à unidade ou acionar o serviço disponibilizado pela GCM através do telefone 199”, acrescenta.